Equipe Finalista da OBAP é destaque no Programa Qualidade de vida do Campus Muzambinho

Publicado em 17/03/2019 - educacao - Da Redação

Equipe Finalista da OBAP é destaque no Programa Qualidade de vida do Campus Muzambinho

O programa Qualidade de Vida: Ecologia, Saúde e Meio Ambiente, em seu segundo episódio, recebe como convidados os alunos do Curso Técnico em Agropecuária - Equipe “Agro Muz”.

Como representantes do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho e do Brasil, o Professor Claudiomir Silva Santos, e os discentes Mauro Filho e Guilherme Teixeira  são finalistas na Olimpíada Brasileira da Agropecuária (OBAP) que terá sua fase final na Coréia do Sul.

A equipe já havia sido uma das campeãs no ano de 2018 e segue representando a instituição na International Earth Science Olympiad (IESO).

Durante a conversa no bloco “ Café com prosa” foram descritas as etapas e os conteúdos aplicados durante a competição entre os alunos dos Cursos Técnicos em Agropecuária de todo o Brasil.

Mauro destaca a importância do Campus e dos professores na formação cidadã e nos conteúdos práticos aprendidos ao longo de todos os anos de estudos para que pudesse alcançar esta posição no evento.

O coordenador da equipe Claudiomir descreve a qualidade do ensino e a dedicação dos professores, apoio da Direção Geral e do Reitor Marcelo Bregagnoli para que fosse possível o êxito dos alunos.

O quadro “Destaques do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho” contou com a simpatia e talento dos alunos do Curso Técnico em Alimentos integrado ao ensino Médio Lucas Chagas e Caroline Botelho.

Em celebração ao Dia da Água no Mês de Março, a dupla presenteia os internautas com a canção “ Planeta Água” de Guilherme Arantes, “O Bêbado e o Equilibrista” de Elis Regina, “Trevo” de Anavitória  e “wish you were here” de Pink Floyd.

Caroline explica que seu interesse pelo Campus vem do ambiente familiar, tendo como exemplo o avô Gonçalves José Pinto que foi servidor durante o período de “ Escola Agrícola”, assim como um incentivador para a música.

Lucas destaca o seu interesse pelo estilo musical por Música Popular Brasileira ( MPB), com afinidade pela cantora Cássia Eller.

No encerramento do programa os colaboradores da Equipe de Produção fizeram uma breve apresentação das etapas de criação, edição, desenvolvimento de vinhetas e artes, divulgação e roteirização.

A professora Arturene Carmo Lino foi uma das precursoras idealistas do Projeto de Conscientização Ambiental do Descarte Correto de Medicamentos - CADAM que tem como objetivo a educação ambiental da população em destinar corretamente os medicamentos que não estão sendo utilizados ou que atingiram a data de validade, demonstrando a importância das práticas ambientais.

O professor Claudiomir destacou a sustentabilidade como uma importante ferramenta para a preservação dos ecossistemas e manutenção da qualidade da vida no planeta, além de citar Legislação Brasileira no respeito a natureza.

O professor Fabrício Santos Ritá descreve a qualidade de vida como uma relação indissociável das áreas de saúde, meio ambiente e ecologia. Bem como destaca o papel dos profissionais de saúde no controle de doenças vetoriais e seus impactos nos condicionantes de saúde por meio de práticas educativas “extrapolando os limites do muros da escola e chegando até as comunidades”.

A discente Milena Silva, aluna do Curso de Biologia, justificou a importância da criação de mecanismos de divulgação e alcance das pessoas no intuito de agregar valor aos conteúdos abordados e eficiência das informações para a comunidade em geral.

Os materiais pedagógicos que foram gravados nesta semana poderão ser acessados a partir do dia 18/03.

Acompanhem as novidades através do site institucional e através do Muzambinho.com.


TEXTO E FOTOS: ASCOM IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO