Assembleia apoia campanha de inclusão digital da UFMG

Publicado em 27/07/2020 - educacao - Da Redação

Assembleia apoia campanha de inclusão digital da UFMG

Garantir aos estudantes de baixa condição socioeconômica os equipamentos tecnológicos necessários para a realização de suas atividades acadêmicas a distância, em tempos de pandemia. Este é o objetivo da campanha de doação Bolsa Apadrinhamento Inclusão Digital, uma parceria da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A iniciativa passa a contar, agora, com o apoio de divulgação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no âmbito do projeto Assembleia Solidária.

A necessidade de isolamento social provocada pela disseminação da Covid-19 exige o acompanhamento e a realização de diversas atividades acadêmicas de maneira remota. Porém, muitos estudantes não possuem ferramentas essenciais para a execução desses trabalhos, como computador ou notebook, devido aos custos desse tipo de equipamento.

O projeto de apadrinhamento digital da Fump/UFMG objetiva amenizar os prejuízos desses jovens, permitindo que eles tenham igualdade de oportunidade com outros estudantes. A bolsa será destinada a alunos de primeira graduação da UFMG, regularmente matriculados e frequentes, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem, em Belo Horizonte e Montes Claros.

A proposta faz parte da Política de Inclusão Digital da UFMG, que terá quatro etapas de inscrição para os graduandos assistidos. A doação dos equipamentos integra a primeira chamada.

O programa ainda prevê fases nas quais os inscritos poderão ser beneficiados com auxílio mensal para a contratação de serviços de internet, empréstimos de computadores e aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, para estudantes com deficiência. A campanha não tem prazo de encerramento determinado.


As doações - Quem quiser apoiar a iniciativa pode doar notebook ou computador, desde que possua a configuração que atenda às necessidades básicas de inclusão digital dos estudantes assistidos, que é: Core 2 Duo, 4GB, 500 HD/120 SSD. Os equipamentos devem ser entregues na sede da Fump (Avenida Antônio Abrahão Caram, 610 - Bairro São José, em BH), às terças-feiras, entre 9 e 12 horas; ou às quintas-feiras, entre 13 e 17 horas. Agende a sua doação através do e-mail [email protected] Não haverá arrecadação de equipamentos na sede da Assembleia.

Também é aceita a doação em dinheiro, por meio do depósito de qualquer valor em duas contas-correntes da Fundação Mendes Pimentel: Banco do Brasil, agência 1615-2, conta corrente 22.942-3; e Banco Santander, agência 4546, conta corrente 13.004008-3. O CNPJ da Fump é 17.220.583.0001-69.

O montante arrecadado com os depósitos será convertido em bolsas de R$ 1,5 mil a serem depositados na conta de cada estudante beneficiado.


ALMG e UFMG consolidam parceria no combate ao coronavírus

Desde março, a Assembleia e a UFMG têm se unido em ações para enfrentar as consequências da pandemia de Covid-19 no Estado. A primeira parceria se efetivou na campanha de arrecadação de recursos hospitalares. Na ocasião, foram adquiridos suportes de soro, máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção indispensáveis na luta contra a Covid-19. Os recursos foram destinados aos Hospitais Risoleta Neves e das Clínicas da UFMG e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul, em Belo Horizonte.

Em abril, o Parlamento e a Universidade assinaram um protocolo de cooperação técnica, por meio do Comitê de Acompanhamento de Ações de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, para realização de ações conjuntas que resultaram, entre outros desdobramentos, na realização de um websimpósio sobre o tema.

Já em maio, o Legislativo iniciou o repasse de mais de R$ 1,5 milhão a três projetos da UFMG: iniciativas de telemedicina, desenvolvimento de respirador de baixo custo e produção e distribuição de máscaras faciais de acrílico para trabalhadores da saúde. O valor foi divido em três parcelas iguais, a última repassada em julho.

(ASCOM - ALMG)