Alterosa atingiu o 2º melhor lugar no Estado e 9º lugar no Brasil no IDEB

Publicado em 03/02/2019 - educacao - Da Redação

Alterosa atingiu o 2º melhor lugar no Estado e 9º lugar no Brasil no IDEB

Alterosa ultrapassou a meta estipulada para 2017 e está entre os 10 melhores índices do país nos anos finais o qual atingiu o 2º lugar no Estado e 9º lugar no Brasil.

O município obteve sucesso também nos anos iniciais e já alcançou a meta prevista para 2021. Além disso, o IDEB do município tem apresentado crescimento constante, tendo atingido o índice de 7 em 2017.

Esse resultado mostra o compromisso e o empenho de todos os profissionais da educação que são elementos essenciais na busca de uma educação de sucesso.

A rede municipal de educação de Alterosa tem realizado diversas ações visando priorizar a qualidade do ensino ofertando aos alunos, entre elas a parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil que contribuiu para padronizar a educação de qualidade na cidade e a valorização no pagamento do piso salarial nacional de educação.

O diferencial do município ocorre no sentido da garantia que o nível de aprendizado de todos os alunos seja igual e com a mesma eficácia.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha NOTA 6 EM 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.


Para manter estes bons índices, a rede municipal de educação de Alterosa tem consciência de que a nota a ser obtida no IDEB é a somatória do resultado de um trabalho em conjunto desenvolvido por toda a comunidade escolar.