5º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas marca o início do ano letivo de 2020 em Guaxupé

Publicado em 28/01/2020 - educacao - Da Redação

5º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas marca o início do ano letivo de 2020 em Guaxupé

Na última segunda-feira, dia 27/01, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu o 5º Fórum de Boas Práticas Pedagógicas, com o tema ““A implementação da BNCC e a construção do Currículo Municipal”. O evento que aconteceu no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” contou com cerca de 250 profissionais da Educação.

De acordo com Sandra Costa, Secretária Municipal de Educação, o fórum tem como objetivo acolher os professores para o novo ano letivo, dando as boas-vindas, abrindo as formações continuadas da rede municipal e parceira: “O fórum também é uma oportunidade de valorizar e divulgar o excelente trabalho desenvolvido pelos professores e equipes diretivas”, disse.

Neste ano, foram feitos os seguintes relatos: 

- “O trabalho no desenvolvimento das estruturas do conhecimento na Educação Física”, pela professora de conteúdo específico, Rafaela Pereira Cintra e pela diretora em 2019, da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Rita, Vanessa Gordiano; 

- “Estruturas do conhecimento: Interações e Descobertas”, pela professora Débora Cristina Soares de Vasconcelos e a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Cruz - Professora Alice Smargiassi da Silva, Maria José Costa de Oliveira; 

- “Estruturas Lógicas”, pela professora Eliane Cristina Moreira e pela especialista da Educação, Ana Carolina Sandroni dos Santos, da E.M. Noêmia Costa Monteiro; 

- “Intervenções para desenvolver as estruturas de pensamento”, pela professora Marcela Cristina de Moraes e pela especialista da Educação, Érica de Cássia Gonçalves, da E.M. Dona Olympia Leite Ribeiro. 

Os relatos de experiências demonstraram que a atuação dos professores tem promovido o desenvolvimento moral e intelectual das crianças, por meio de ações pedagógicas muito bem planejadas e fundamentadas. Os relatos descritivos, as fotos e os vídeos apresentados destacaram ainda o protagonismo dos alunos e as mudanças pedagógicas implementadas em todos os níveis de ensino: creches, pré-escolas e ensino fundamental.

A palestra “A implementação da BNCC numa perspectiva de um currículo transformador e humanizador de práticas”, pelo Doutor em Ciências da Educação, Andrei Alberto Muzel, Secretário Municipal de Educação e Cultura da cidade de Itapeva/SP, realizada no final do fórum, foi muito bem avaliada por todos os professores, que ouviram atentamente as reflexões quanto a efetivação curricular.

“Por meio dos relatos partilhados neste fórum podemos perceber que a implementação da BNCC tem sido uma realidade em nosso município e que este documento oficial já está dentro de nossas salas de aulas”, finalizou Sandra.