Coluna Minas Gerais (28 de Setembro de 2020)

Publicado em 29/09/2020 - coluna-minas-gerais - Da Redação

Coluna Minas Gerais (28 de Setembro de 2020)

Frida também ajuda Manhuaçu

Uma assistente virtual que fornece atendimento 24 horas para vítimas de violência doméstica. Uma amiga virtual na palma da mão. Essa é a descrição do projeto “Chame a Frida, criado pela escrivã da Polícia Civil em Manhuaçu, Ana Rosa Campos. Basta fazer contato pelo WhatsApp e interagir com o menu em casos de violência contra à mulher. Policiais treinadas atendem às vítimas e encaminham as soluções apropriadas para cada caso. A tecnologia em favor das vítimas de violência com agilidade e facilidade. (Diário de Caratinga).

 

Plataforma on-line prepara para o Enem

            Estudantes do 3º ano do  ensino médio de rede estadual de ensino já podem se inscrever para obter auxílio na preparação para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), vai disponibilizar, em parceria com o Sesi, o “Enem Conectado”, ferramenta on-line e gratuita, com conteúdo preparatório para esses alunos. Para ter acesso ao conteúdo e fazer parte do curso extra, os estudantes interessados devem se inscrever no aplicativo, gratuitamente, até a próxima sexta-feira, 02 em estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. (Jornal Agora - Divinópolis).

 

Operação condena 13 em Valadares

            O juiz da 3ª Vara Criminal de Governador Valadares, Famblo Santos Costa, condenou 13 ex-agentes públicos denunciados pela Operação Mar de Lama, realizada pela Polícia Federal em 2016. Pelos crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, o ex-diretor do Saae, Omir Quintino, oito ex-vereadores e mais quatro agentes públicos foram sentenciados a penas que variam de quatro anos a 12 anos e 11 meses de reclusão, além de multa e perda de cargos. Outros denunciados, que também incluem ex-vereadores e ex-membros da administração municipal, foram absolvidos. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares).

 

Inhotim reabre em Novembro

            Conforme divulgado pelo Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo deve reabrir suas portas para receber visitas no dia 7 de novembro. Esta é a previsão, após o local ter fechado as portas para visitas em 18 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. A data pode ainda ser alterada, dependendo de como a pandemia se desenvolver nas próximas semanas, mas a expectativa pela reabertura é grande. Desde agosto que tem sido realizadas ações de reforço nas medidas de precaução sanitária visando garantir as melhores condições possíveis para o retorno ao funcionamento. (Folha Povo - Itaúna).

 

Empresas terão 60 dias para apresentar plano

            O juiz Eudas Botelho, da 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mateus Leme, emitiu mais liminares favoráveis à Prefeitura de Mateus Leme no caso das ações contra empreendedores de loteamentos na cidade. As imobiliárias terão agora 60 dias para elaborar e apresentar o plano de execução, com cronograma razoável, das obras de infraestrutura dos lotes, sob pena de incidência de multa no valor de R$ 1 mil por dia de atraso. Justiça já deu parecer favorável à Prefeitura de Mateus Leme em seis das nove ações movidas.  As ações civis públicas vêm cobrar uma dívida de mais de 30 anos das empresas com os moradores de Mateus Leme. (Jornal de Juatuba).

 

IEF libera visitas ems 19 parques

            Vinte e oito unidades de conservação do Estado já estão aptas a receber os visitantes, várias delas no Norte de Minas – única região que está em Onda Verde, de acordo com avaliação do plano Minas Consciente. A retomada da visitação nessas unidades, gerenciadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), será dividida em quatro momentos.  O primeiro grupo a ser reaberto, inclui os parques estaduais Verde Grande, em Matias Cardoso; Serra das Araras, em Chapada Gaúcha; Lagoa do Cajueiro, em Matias Cardoso; Mata Seca, em Manga; Veredas do Peruaçu, em Cônego Marinho; e Serra Negra, em Itamarandiba. (O Norte de Minas - Montes Claros).

 

Presídio reabre as visitações

            O Presídio Regional de Teófilo Otoni reabriu a visitação aos detentos desde o final de semana na modalidade parlatório. Foram agendadas 39 visitas, para sábado e domingo, dividida nos 3 pavilhões. Em contato com o Diretor Geral do presídio de Teófilo Otoni, Wederson Coelho Costa Dias, ele confirmou que a visitação na unidade começou neste sábado, 26, com duração de no máximo 20 minutos. (Diarito Tribuna – Teófilo Otoni)


ASCOM