COLUNA MG (23 de Novembro)

Publicado em 23/11/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (23 de Novembro)

Sete Lagoas decreta calamidade financeira

            A dívida do Governo do  Estado de Minas Gerais com  Sete Lagoas chegou a R$  112.771.942,83, um confisco  sem precedentes da história da  cidade. Com isso, o prefeito Leone Maciel assinou  21, um decreto que  impõe estado de calamidade financeira no Município.  A decisão administrativa estabelece  diversas medidas de contenção  de gastos por um prazo de 180  dias. Com o agravamento da falta de transferências de recursos  obrigatórios houve o atraso do  pagamento de 51% dos servidores municipais que na quinta-feira, realizaram um forte protesto contra o  governo estadual. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

 

Funasa faz orientações no Mucuri e Rio Doce

Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde  (Funasa) realizou reunião técnica em Teófilo  Otoni, durante dois dias, com representantes  de municípios dos vales  do Mucuri, Jequitinhonha  e Rio Doce. A chefe dos  serviços de convênios,  Regina Celi Diniz explica  que a reunião tem o objetivo de esclarecer aos  técnicos dos municípios,  tanto os administrativos  quanto os técnicos de  engenharia e de saúde  ambiental, como é que  funcionam os convênios  que os municípios celebraram com a Funasa.  Regina destaca que a Funasa repassa o recurso e  os municípios executam. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)

 

Mais de 2.900 escolhem de novos diretores

            Na semana que passou  foi realizada a consulta pública à comunidade escolar para a escolha de diretores e vice-diretores das unidades escolares de Ensino Fundamental e Médio de Poços de Caldas. O processo aconteceu em 24 das 25 escolas municipais e contou com a participação de 2.934 pessoas que escolheram os gestores que deverão ser nomeados para o exercício 2019/ 2022. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

 

Cursos de qualificação chegam a Muriaé

                Os moradores de mais dois distritos de Muriaé podem ter acesso facilitado a cursos online oferecidos pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab). Alunos da Escola Estadual Temístocles Eutrópio, em Boa Família, e da Escola Estadual Coronel Francisco Gomes Campos, em Itamuri, foram capacitados como monitores, podendo auxiliar outras pessoas na utilização da plataforma virtual da instituição. (Gazeta de Muriaé)

 

Atendimentos no Pronto-Socorro são suspensos

            Os atendimentos no Pronto-Socorro do Hospital São José, em Uberaba, estão suspensos desde o fim da noite de quarta-feira, 22. Médicos plantonistas reclamam de atrasos no pagamento. No início do mês, funcionários do hospital também protestaram por causa de atrasos de salários. Na tarde de quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Casas de Saúde de Uberaba (Sindisaúde), Juny Júnior Guimarães, e representantes do departamento jurídico do sindicato se reuniram com o proprietário do hospital, Alciomar Marques. No entanto, segundo Juny Júnior, não houve avanços. (Jornal de Uberaba)

 

Piau anuncia a revitalização de mata

                Prefeitura realiza inauguração de Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier e auditório do local. O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira, 22, e, durante a solenidade, em pronunciamento, o prefeito Paulo Piau anunciou investimento na Mata do Carrinho, que fica ao lado do Memorial Chico Xavier. De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega, trata-se de mais um sítio que compõe o "Geopark Uberaba - Terra de Gigantes". (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Alvorada Cultural traz luz à acessibilidade

                Este sábado, 24, é dia de muita festa para as crianças e jovens que participam do Alvorada Cultural. Familiares e amigos devem comparecer em peso para conferir os shows que marcam o encerramento das atividades neste ano de 2018. Ao todo, mais de 500 crianças dos projetos sociais ligados ao Alvorada Cultural já se apresentaram pelo tradicional palco montado no Clube Cesag. Esta é a 11ª edição do evento que já recebeu mais de 60 atrações. (Diário de Uberlândia)

 

Castramóvel inicia atendimentos em Ermida

                A Prefeitura de Divinópolis inicia, na próxima segunda-feira, 26, castrações de cães e gatos na unidade de castramóvel. O equipamento estará ao lado da Unidade de Saúde de Santo Antônio dos Campos (Ermida) e atenderá a demanda da região. De acordo com o veterinário da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), Alex Borges serão 40 vagas distribuídas nos cinco dias. "Os agentes de saúde fizeram o levantamento na região e agendaram os primeiros atendimentos", explicou. Podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

 

Secretaria de Agricultura intensifica trabalhos

                Lado a lado com os produtores rurais para que esses valorosos trabalhadores possam vencer suas dificuldades e seguir sua jornada diária plantando, colhendo e produzindo alimentos, a Secretaria Municipal de Agricultura de Leopoldina continua executando melhorias em várias estradas rurais por todo o seu extenso município. Mesmo com as chuvas caindo em toda a região, a equipe viária responsável pela manutenção e conservação das estradas, não tem cruzado os braços, trabalhando firme nas intervenções para garantir o trânsito para a comunidade rural. (Jornal Leopoldinense)

 

São Lourenço realiza Festival de Artes Cênicas

                O XIV Festival Artes Cênicas promovido pela Diretoria de Cultura, junto com a Secretaria de Educação teve início na segunda-feira, 19, com a apresentação da Escola Cemei Noêmia Goulart, com a peça "O menino maluquinho".  O festival já está em sua décima quarta edição e conta com a participação de 489 crianças das escolas municipais e instituições, que irão se apresentar até o próximo dia 30. O tema proposto para as peças este ano foi "Minas Gerais" e serão ao todo 14 instituições que participarão com apresentações teatrais. (O Popular Net - São Lourenço)


ASCOM