COLUNA MG (23 de Abril)

Publicado em 23/04/2018 e atualizado em 23/04/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (23 de Abril)

Associação de Teófilo Otoni na Expoleste

            Uma comitiva da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo  Otoni, liderada pelo presidente Ricardo Bastos Peres,  se fez presente na abertura  da 16ª Mostra Empresarial  do Leste Mineiro (Expoleste) que, depois de um  hiato de quatro anos, foi  resgatada em 2018 com uma  nova reformulação sendo  realizada nesta edição, no  Unicentro (espaço de eventos da Univale). De acordo com o empresário Ricardo Bastos  Peres, a presença da comitiva Teófilo-otonense em  Governador Valadares teve  o propósito de apoiar a iniciativa da Expoleste  com vistas ao fortalecimento  da realização das mostras  empresariais do interior do  Estado. (Tribuna do Mucuri)

 

Usiminas reativa Auto-Forno 1

            Depois de mais de mil  dias paralisado, o Auto-Forno  1- AF1 da Usiminas foi reativado na terça-feira-17. A  Usiminas investiu cerca de R$  80 milhões na reforma. A obra  durou 11 meses e gerou 600  empregos e com retomada  terá mais 120 empregos fixos.  Com a volta do AF1 a usina  terá um acréscimo de 2 mil  toneladas/dia de ferro-gusa.  Juntos o AF1, 2 e 3 produzem  10.800 mil ton/dia. (Jornal Classivale - Ipatinga)

 

Economia Popular cresce em Minas

            Segundo levantamento da Assessoria do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), o número de empreendimentos de Economia Popular Solidária (EPS) implantados em Minas saltou de 51 até 1986 para 1.529 até 2016, o que representa um aumento de 2.890% nesse período de 30 anos. No ranking de municípios com maior número de empreendimentos, com 20 projetos, Varginha ocupa a oitava posição. Belo Horizonte está no topo da lista com 237, seguido por Contagem (158), Montes Claros(54), Uberlândia (43), Uberaba (28), Barbacena (26), Juiz de Fora (25), Betim (19). Já Governador Valadares e Paracatu ficaram com 17 cada município, assim como Carandaí e Carneirinho, com 16 também em cada cidade. (Gazeta de Varginha)

 

Divinópolis possui 494 portadores de HIV

            Divinópolis possui atualmente 494 portadores do HIV. Somente neste ano, já foram identificados dez novos casos. Em 2017, foram contabilizados 40 casos contra 41 de 2016. A quantidade do ano passado praticamente se manteve em relação ao ano anterior. Os dados são do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde. Se no município o índice não teve alterações significativas, não se pode dizer o mesmo da região. Em 2016, foram 157 novos casos de Aids. Já em 2017, foram contabilizados 168, um aumento de 7% e, neste ano, já são 42. Os números finais registram 1.759 casos na região. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Parto humanizado é tema de projeto

            Começa nesta quinta-feira, 26, o projeto Renascer, que visa difundir a cultura do parto humanizado, preparando as mulheres com orientações na parte física e emocional até a chegada do bebê. A ação é idealizada pelos fisioterapeutas Lorena Guimarães e Diogo Guimarães e pela advogada Nathalia Marques. Serão oito encontros realizados na Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), entre os meses de abril e agosto. A programação do projeto é gratuita e conta com palestras, atividades físicas, informações nutricionais, odontológicas, psicológicas, direitos da gestante, alterações fisiológicas e plano de parto. (Diário de Araxá)

 

Educação Ambiental é foco de programa

            Começou ontem, 23, uma série de atividades de incentivo a práticas de preservação e conscientização sobre o meio ambiente para a população de Barroso e Prados. Os eventos farão parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), da LafargeHolcim, que promoverá oficinas artísticas, cinema de rua e atividades com cerca de 240 alunos das escolas municipais das duas cidades. O programa tem cerca de 50 atividades agendadas até o fim de 2018 - todas gratuitas.  também oferecerá atividades como: oficina de grafitagem, oficinas de bonecos, apresentações teatrais e instalação de um "muro inteligente", que funcionará como posto de coleta seletiva de resíduos urbanos. (Jornal Primeira Página - Barroso)

 

Campeão faz rifa para ajudar filhos

            Colecionador de vários títulos de jiu-jítsu, como mundial, pan-americano e sul-americano, Júlio César Oliveira, o Julião, participa de outra luta fora dos tatames: dar continuidade ao tratamento dos filhos trigêmeos Pedro, Mateus e Paulo, de 6 anos, que são autistas em graus diferentes. As crianças, que nasceram prematuras, aos 6 meses de gestação, necessitam de cuidados especiais. Aos 2 anos começaram a deixar de se alimentar normalmente, engatinhar e passaram a desviar o olhar quando eram chamados. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Cefet faz campeonato de cubo mágico

O Projeto "Enxurrada de Bits: Popularizando a Engenharia de Computação entre estudantes da educação básica" realiza, nos dias 5 e 6 de maio, a segunda edição do campeonato de cubo mágico Cefet-MG UAI Bits Open, em Leopoldina. A competição tem apoio da equipe UAI Cubing e será realizada no auditório do campus I. No total, serão disputadas dez modalidades, que incluem, além do clássico cubo mágico 3x3x3, variações com cubos de outros tamanhos e formatos e uma competição em que os participantes devem realizar a montagem com os olhos vendados.. (Leopoldinense)

 

Novos radares vão fiscalizar na BR-040

            Vinte trechos da BR040 passarão a ser fiscalizados por radares de  velocidade na BR-040, a  partir da próxima sexta-feira, 27. Desse total, 16  são em trechos mineiros  e apenas quatro na área  concedida em Brasília e  Goiás, segundo a concessionária responsável pela  Via 040. Os equipamentos  foram instalados em 2015  e apenas agora tiveram  autorização para entrar  em operação. No período  eles passaram por avaliações da Polícia Rodoviária  Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). (Boca do Povo - Sete Lagoas)


ascom