COLUNA MG (17 de Abril)

Publicado em 17/04/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (17 de Abril)

Ouro Preto debate Consórcio de Saúde

            O Poder Legislativo de Ouro Preto realizou audiência pública, na última segunda, para explanar sobre o projeto de leique trata da adesão do município de Ouro Preto ao Consórcio Público da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismep). Atualmente, 35 municípios já aderiram ao Icismep, sendo que a finalidade do órgão é gerir a saúde pública, junto ao Executivo, de acordo com a necessidade de cada local. O projeto de lei em questão está em tramitação no Legislativo ouro-pretano e sendo analisado pelos vereadores. (Jornal Panfletus - Mariana)

 

LIRAa vê aumento do Aedes em Fabriciano

            A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano divulgou nesta segunda-feira, 16, dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 9 e 12 de abril. O índice no município é de 4,1%, número considerado de médio risco de acordo com o Ministério da Saúde. Os principais focos de proliferação foram encontrados dentro das residências. Os agentes apontaram resultados positivos em 79 recipientes, entre bebedouros de animais com 16,5%, pratos de plantas com 14% e pneus com 11,5%. (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Projeto Arte Boa na região de Cataguases

            O Projeto Arte Boa Praça, que tem importante papel sócio-cultural para as cidades da região, volta a ser realizado em Cataguases, Mirai, Astolfo Dutra e Vista Alegre. A iniciativa promove valores artístico-culturais, estimula o convívio social, oportuniza a apresentações de artistas locais, democratiza o acesso aos meios culturais e mantém as portas da arte abertas para nossa população. Nessa quarta edição, para garantir diversidade e qualidade artística em sua programação, o projeto oferecerá oficinas, shows musicais e espetáculos teatrais de artistas e grupos também reconhecidos no cenário cultural brasileiro, numa realização da Fundação Simão Jorge e Ministério da Cultura. (Gazeta de Muriaé)

 

PJF vai ampliar "JF + Digital"

            A Prefeitura de Juiz de Fora alterou a data de credenciamento de pessoas jurídicas interessadas em participar da expansão do Programa "JF + Digital", que consiste no fornecimento gratuito e sem exclusividade de sinal de internet sem fio (Wi-fi). A data inicialmente seria nesta terça-feira, 17, mas foi transferida para o dia 8 de maio. No total, são 115 novas áreas mapeadas e disponíveis para instalação, como Parque da Lajinha, praças de todas as regiões da cidade, áreas rurais, além de 37 pontos de ônibus. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Ex-reitor exonerado por irregularidades

            O ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Paulo César Gonçalves de Almeida, foi exonerado do cargo de analista universitário sob a acusação de causar prejuízos aos cofres públicos. Segundo despacho publicado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), ele teria, dentre outras infrações, aplicado indevidamente o dinheiro público durante o período em que geriu a instituição de ensino, de 2002 a 2010. Conforme o despacho assinado pelo controlador-geral Eduardo Martins de Lima, o caso configura falta grave. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Vereadores criticam serviços da UAI

            Os atendimentos realizados pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Uberaba foram alvo de críticas e questionamentos por parte dos vereadores. O tema foi abordado durante a participação da coordenadora da unidade, Tassiana Almeida Nunes, no plenário da Câmara Municipal. Os parlamentares alegaram que são muitas as queixas sobre a emissão das carteiras de trabalho, pois o documento estaria em falta no município. Autor do convite para que a coordenadora da unidade fosse ao plenário, o vereador Agnaldo Silva (PSD) disse que algumas pessoas estão indo em Igarapava (SP) para conseguir a carteira na hora. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Procon alerta sobre cobranças abusivas

            O Programa do Consumidor (Procon) de Divinópolis disparou nesta segunda-feira, 16, um alerta aos consumidores sobre cobranças abusivas praticads em estabelecimentos como lanchonetes e pizzarias. Segundo o órgão, quando o consumidor pede pizza de dois sabores, por exemplo, alguns estabelecimentos costumam cobrar pelo valor do sabor mais caro, mesmo que a outra metade custe menos. De acordo com o Procon, pizza com dois sabores não pode ser cobrada pelo preço da mais cara. Essa cobrança é abusiva e configura vantagem excessiva sobre o consumidor. (Portal Agora - Divinópolis)

 

Representação questiona qualidade da frota

            O Ministério Público Estadual (MPE) analisa uma representação feita pelo vereador Silésio Miranda (PT) a respeito das condições da frota de ônibus do transporte público de Uberlândia. Segundo o legislador, pelo menos 55% de todos os veículos têm mais de cinco anos de fabricação, o que vai contra a Lei Municipal. A representação pede investigação e aponta que pode haver improbidade administrativa do poder público com corresponsabilidade das empresas prestadoras do serviço de transporte. (Diário de Uberlândia)

 

5ª Temporada celebra a diversidade

            Fomentar a diversidade das linguagens cênicas em suas mais variadas formas. Este é o mote da Temporada de Teatro de Sete Lagoas que, em 2018, chega à sua quinta edição. Com início no próximo dia 24 de abril e término em 10 de novembro, este ano a Temporada apresenta espetáculos de bonecos, teatro musical, comediantes da TV, teatro contemporâneo, comédias populares, dramas, comédias clássicas, dança-teatro, além do seu já tradicional Curta Teatro - Festival de Cenas Curtas de Sete Lagoas, sempre de forma gratuita, em várias partes da cidade. (Sete Dias - Sete Lagoas)

ascom