COLUNA MG (15 de Março)

Publicado em 15/03/2019 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (15 de Março)

Itaipava anuncia fábrica em Uberaba

O Grupo "Cervejaria Petrópolis" investirá R$800 milhões em unidade industrial produtora das marcas Itaipava, Petra, Crystal e Black Princess, entre outras, em Uberaba. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Piau e pelo presidente do grupo, Walter Faria, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades de classe do município. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Mortalidade infantil cai em Poços

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Poços, a taxa de mortalidade infantil por mil nascidos vivos em 2018, foi de 9,6 no município. Em 2017, o índice registrado havia sido de 11,1. "A partir destes dados, fazemos uma investigação hospitalar, onde essa criança nasceu ou foi atendida, uma investigação ambulatorial, nos locais onde foram realizados pré-natal e outros atendimentos, além de entrevistas com a família. Neste processo, levantamos informações que são ferramentas para a melhoria da assistência prestada", explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro Ferreira. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas).

 

Plenária discute propostas na Saúde

A cada dois anos, as propostas e diretrizes para a área da saúde são discutidas em eventos de níveis municipal, estadual e federal por meio de Conferências e Plenárias. Em Sete Lagoas, a última Conferência Municipal de Saúde foi realizada em 2017. Neste ano, é hora de avaliar o cumprimento das metas e propostas estabelecidas. A oportunidade para esse trabalho será na VI Plenária Municipal de Saúde, que acontece no dia 9 de abril, no Unifemm. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

MP apura crimes no ramo de shows

A Curadoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público/MP da Comarca de Ponte Nova lançou nesta semana, com apoio das Polícias Militar e Civil, a "Operação Arlequim". A iniciativa apura supostos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, peculato, cartel e fraudes em licitação nos Municípios de Jequeri, Ponte Nova, Teixeiras e Viçosa. A juíza Dayse Mara Baltazar, da 1ª Vara Criminal/Ponte Nova, atendeu pedido do MP expedindo oito mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades citadas. (Folha de Ponte Nova)

 

Prefeito prega pressão por repasses

O prefeito Humberto Souto (PPS), de Montes Claroa, recebeu em seu gabinete a visita do senador Carlos Viana (PSD). O chefe do Executivo conclamou ao senador a encontrar soluções para que os repasses devidos aos municípios sejam depositados diretamente para as cidades de origem. Acompanhado pelo deputado estadual Arlen Santiago (PTB), Viana ouviu as principais reivindicações do prefeito e propôs firmar parcerias para buscar uma solução quanto aos repasses retidos indevidamente pelo Estado na gestão anterior e atual. (Jornal de Notícias - Montes Claros)

 

CPI vai investigar a Valadarense terça

Foi oficializada na Câmara Municipal de Governador Valadares a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar supostas irregularidades na Empresa Valadarense de Transporte Público Urbano, atual Mobi. A instalação da CPI é um sinal verde para o início das atividades da comissão, definidas para começarem na terça-feira, dia 18, às 16 horas, no plenário do Legislativo. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)

 

Ipatinga faz campanha de insuficiência

As doenças nos rins começam de modo brando e sem apresentar sintomas, mas podem levar a graves complicações e até mesmo à insuficiência renal por completo. A forma principal de prevenção é a conscientização e realização de exames. A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) realizou a ação educativa na Praça 1º de Maio, em Ipatinga, na quinta-feira (14), marcada como Dia Mundial do Rim. Segundo o nefrologista Aleysson Fabian Terra, por ser uma doença "silenciosa", é preciso fazer exames de rotina. (Diário do Aço - Ipatinga)


ASCOM