COLUNA MG (14 de Agosto)

Publicado em 14/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (14 de Agosto)

COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Varginha é conceito C em Índice Firjan
Assim como mais de 80% dos municípios mineiros, Varginha está classificada como Conceito C no Índice Firjan de Gestão Fiscal divulgado na última quinta-feira, 10. O objetivo do estudo é analisar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros e fornecer informações que auxiliem os gestores públicos na decisão de alocação dos recursos. No estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com dados de 2016 fornecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Varginha ocupa a posição de 220º em Minas e 1.529 no país. O IFGF é composto pelos indicadores Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida e o índice varia de 0 a 1. A situação de Varginha no IFGF de 2017 é melhor do que o divulgado em 2016 quando a cidade ocupava o 283º lugar em Minas. (Gazeta de Varginha)

Uberlândia será a capital da construção
Uberlândia está em contagem regressiva para o Minascon 2017. No dia 8/08, aconteceu o lançamento do evento, que é o maior encontro unificado da cadeia produtiva do setor da construção no estado, que será realizado de 11 a 13/09, no Center Convention. Durantes os três dias, o evento - fruto da parceria entre Sistema Fiemg, Sebrae Minas, Sicepot-MG, Sinduscon-MG e Sinduscon-TAP - conta com uma vasta programação que traz aos empresários e profissionais da área temas relevantes para o desenvolvimento do setor como tecnologia, inovação, sustentabilidade e economia, levando em conta o cenário da construção e todas as implicações do assunto. (Ascom Fiemg)

Audiência discutirá obras na linha férrea
Uma audiência pública irá discutir o plano de obras de mobilidade urbana que a Valor Logística Integrada (VLI), concessionária que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Betim, vai realizar sobre a linha férrea que corta a cidade. O debate, com local e data ainda a serem definidos, é de extrema importância, já que o prazo para a realização das transposições sobre a ferrovia se esgota no dia 31 de outubro de 2018. Caso essas intervenções não sejam realizadas, segundo a prefeitura, o recurso de cerca de R$ 160 milhões que seria investido pela VLI no município pode ir para os cofres da União. O imbróglio envolvendo esse plano de mobilidade começou em 2015, na gestão do ex-prefeito Carlaile Pedrosa. (O Tempo - Betim)

Bairros de Teófilo Otoni terão assessoria
A Câmara Municipal de Teófilo Otoni está com um novo trabalho de assistência à comunidade. O procurador jurídico da Casa, Guilherme de Castro, explica que as associações, sejam de bairros ou outras, já estão tendo apoio na área jurídica, para constituição e legalização para associações de diversos segmentos que tenham a necessidade do apoio aqui no município. Segundo Guilherme, por determinação do presidente Fábio Lemes, o setor jurídico da Câmara deve atuar diretamente nesta frente, haja vista que uma das principais ações da Casa Legislativa de Teófilo Otoni, na atual gestão, é estar mais próxima do cidadão, e estar mais próxima também na área jurídica. (Tribuna de Mucuri - Teófilo Otoni)

Divinópolis ganha ONG
Fiscalizar as ações e os gastos de governantes e órgãos públicos de forma independente. Esta é a principal missão do Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em Divinópolis na última quinta-feira, 10. Durante a reunião de fundação, 57 pessoas se associaram. Políticos ou pessoas que foram indicadas a cargos públicos não podem participar. O OSB é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, criada para promover o exercício da cidadania por meio da fiscalização independente de governantes e órgãos públicos. Propõe-se a reunir cidadãos e entidades representativas. De acordo com Marcus Vinicius Batista, vice-presidente de Comunicação e Relacionamentos, a procura registrada surpreendeu aos organizadores. (Portal Agora - Divinópolis)

Curso de finanças é oferecido para artesãos
Nesta quarta-feira, 16, a Associação de Produtores Culturais e Artesãos de Araguari - Apcar, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, oferece um curso gratuito voltado a artesãos. A oficina "Aprenda a formar seu preço de venda" foi selecionada a partir de um questionário aplicado a possíveis interessados. As oficinas serão ministradas mensalmente, todas voltadas à parte administrativa do artesanato. Até o momento, há 15 inscritos para as 25 vagas ofertadas. Apesar de ser uma parceria da Apcar com o Sebrae, a oficina não é voltada exclusivamente para o associado. (Gazeta do Triângulo - Araguari)

Presídio abre Núcleo de Saúde para presos
O Presídio de Tupaciguara inaugurou na última sexta-feira, 11, um Núcleo de Saúde com capacidade para 30 atendimentos semanais. O espaço funcionará como uma Unidade Básica de Saúde do SUS e é composto por enfermaria, consultório médico e odontológico. Com a inauguração do Núcleo, não haverá mais a necessidade de escoltas de presos para o hospital da cidade. As salas são todas equipadas com materiais médicos e odontológicos fornecidos pelo Governo de Minas Gerais. A construção foi feita com recursos de prestação de pena pecuniária, e teve um custo total de R$ 110 mil, além de contribuições de empresários e parceiros do município. (Diário do Comércio - Uberlândia)

Fundação tem exposição Olhares Diversos
A Fundação Aperam Acesita, em Timóteo, abriu a exposição Olhares Diversos, coletiva de artistas do Vale do Aço e região, que fica em cartaz até o dia 30 de setembro. Na oportunidade, o público poderá conferir o que está sendo produzido no campo das artes plásticas, com diversos temas e técnicas. Ao todo, 30 artistas exibirão seus trabalho, totalizando 70 obras. Para a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Kelly Soares, é um privilégio para a Fundação reunir artistas do Vale do Aço em seu espaço, que sempre foi dedicado à cultura, às artes em todas as suas formas de manifestações. (Diário Popular - Ipatinga)