COLUNA MG (13 de Maio)

Publicado em 13/05/2019 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (13 de Maio)

Aplicativo avisa focos de dengue

                Secretaria de Saúde de Uberaba anunciou o lançamento de um aplicativo criado em parceria com a Codiub - Inteligência Digital para auxiliar no combate às arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti no município. O anúncio foi durante a reunião do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses da Prefeitura de Uberaba, realizada na última segunda-feira, 6, para tratar da ação "Parada Final contra a Dengue", que ocorreu na quarta feira, 8, onde o aplicativo foi lançado. O app "Uberaba contra a Dengue" foi disponibilizado pela Codiub para que a população possa colaborar de forma ativa, enviando endereço e fotos de locais que são possíveis focos do mosquito diretamente para a Secretaria de Saúde. (Jornal da Cidade- Uberaba)

 

Taxímetros passam a ser obrigatórios

                O prefeito Júlio Pimenta assinou, na noite da última quinta-feira, 9, no auditório do Paço da Misericórdia, o decreto municipal que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de taxímetros em Ouro Preto. A cerimônia de assinatura do decreto contou com membros do legislativo municipal, representantes do Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Ouro Preto e taxistas da cidade. Em janeiro de 2019, a prefeitura de Ouro Preto já havia anunciado a instalação de taxímetros em caráter experimental em dois carros que prestam o serviço na cidade. Os testes foram realizados pelo Sindicato, com apoio do município, por meio da Secretaria de Defesa Social e Procuradoria Jurídica. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

 

IFNMG convoca para analisar cortes

                O Instituto Federal do Norte de Minas convocou o Colégio de Dirigentes para uma reunião a ser realizada nesta terça-feira, 14, quando vai analisar as medidas a serem adotadas por causa do bloqueio de 30% do orçamento de 2019, pois corre risco de paralisar muitas atividades. Os levantamentos mostram que o impacto vai alcançar os 25 mil alunos matriculados nos cursos técnicos, superiores e de capacitação, pois vão ser tomadas medidas drásticas, como revisão de contratos, podendo haver demissões de funcionários terceirizados, readequação de despesas, cancelamento de eventos e viagens técnicas e até mesmo fechamento de cursos e corte de bolsas e auxílios. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Onça-pintada é capturada

                A onça-pintada que apareceu no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi capturada, segundo divulgou a instituição na noite deste domingo, 12. Em publicação oficial no Instagram do Jardim Botânico, há imagens do felino, aparentemente sedado, sendo avaliado por especialistas. Ainda não há informações sobre o local ou horário em que ele foi apreendido. Conforme a publicação, os detalhes da captura foram divulgados na manhã desta segunda-feira, 13. A onça-pintada está sendo encaminhada a uma área florestal ampla e segura. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Caps promove atividades à Luta Antimanicomial

                A Secretaria de Saúde de Formiga, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), vai  promover diversas atividades alusivas ao Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que surgiu no final dos anos 1970 e teve como objetivo construir uma política de saúde mental pautada no respeito à cidadania, autonomia e direito à liberdade. Nesta segunda-feira, 13, houve um Sarau no Centro Cultural Maestro Zezinho. Uma "Roda de Conversa" vai ser realizada na sede do Caps, nesta quarta-feira, 15, às 9h. Para encerrar as atividades, na sexta-feira, 17, vai haver uma passeata pelas ruas da cidade.  De acordo com a equipe organizadora, a concentração dos participantes vai ser às 8h, na praça das Nações, próximo à Ponte do Bairro Engenho de Serra. (Jornal Nova Imprensa- Formiga)

 

Banco de materiais ortopédicos é aprovado

                Foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal dde Mariana o Projeto de Lei proposto pelo vereador Ronaldo Bento (PSB), que prevê a criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Mariana. O banco  vai ser composto por materiais ortopédicos, usados ou novos, doados pela comunidade, como cadeira de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas, cama hospitalar, tipoias, próteses, entre outros. O público alvo são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que, ao final do tratamento, devem devolver o material para que seja emprestado à novos pacientes. (Portal da Cidade- Mariana)

 

Edital vai premiar artistas de Contagem

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, está com inscrições abertas, até 31 de maio, para projetos culturais, com objetivo de obter premiação do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), conforme o estabelecido pelo edital 002/2019. Serão premiados artistas que já executam atividades culturais no município, nas áreas de música, dança, stand up, grafite e artes visuais (pintura, charge e caricatura). As inscrições devem ser feitas pessoalmente, mediante a entrega dos documentos descritos no edital, no Centro Cultural de Contagem (Casa Amarela). (Jornal Regional - Contagem)

ASCOM