SOLIDARIEDADE: A força da partilha nos dias de isolamento

Publicado em 09/04/2020 - cidade - Da Redação

SOLIDARIEDADE: A força da partilha nos dias de isolamento

Em Muzambinho uma grande rede de solidariedade se instalou desde o início da pandemia do coronavírus. Os agricultores, no isolamento das suas propriedades, têm trabalhado para que não falte o alimento nas mesas, como o leite, ovos, queijos, verduras e café. Há uma rede silenciosa de pessoas trabalhando e realizando distribuição aos mais necessitados.

A comunidade católica tem se mobilizado em grupos de WhatsApp para orações e socorrer famílias em necessidade. A Semana Santa teve início com Celebração do Domingo de Ramos. As residências da área rural e urbana receberam decoração especial para a data.

Os grupos de evangélicos também têm feito suas reuniões e reflexões no lene. Os lares se tornaram igrejas familiares com momentos fortes de pedidos para o fim da pandemia. As orações são intensas e famílias se auxiliam de forma mais intensa. A divisão e a partilha se tornam mais constante.

Doações estão sendo feitas para diminuir as dificuldades com a aquisição de equipamentos de segurança e itens de limpeza.

O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho entregou álcool em gel e máscaras feitos pelos funcionários federais para a Santa Casa e para o Lar São Vicente de Paulo. Costureiras voluntárias estão revezando em horários de trabalho na Casa do Empreendedor para confecção de máscaras para os pacientes de hemodiálise e quimioterapia.

Empresários em ações individuais têm feitos máscaras e doado para instituições da cidade, auxiliando em ações solidarias na região.

Em Guaxupé, um grupo de profissionais da comunicação está divulgando profissionais que fazem algum tipo de serviço em casa e incentivando a compra dos pequenos comerciantes.

O Domingo da Páscoa para os cristão é o dia da Ressureição, da vida que vence a morte. Que nestes dias desafiadores seja essa a nossa crença maior da força de renascermos.

 

(Colaborou: Valéria Vilela)