Conab prevê colheita de café em 26,4 milhões de sacas no estado

Publicado em 20/05/2019 - agronegocio - Da Redação

Conab prevê colheita de café em 26,4 milhões de sacas no estado

A produção mineira de café na safra 2019 está projetada em 26,4 milhões de sacas. Os dados são da 2º levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado na quinta-feira (16).

Ao todo, devem ser colhidas 26,1 milhões de sacas de café arábica e 324,6 mil sacas de café conilon. Em comparação com a safra anterior, esta segunda estimativa indica uma redução de 20,7% em razão de fatores como bienalidade negativa e maturação desuniforme dos frutos.

A redução de 2% em relação à primeira estimativa reforça que a produção tende a ser menor, agravada pelo prolongado período sem chuvas e elevadas temperaturas entre o final de dezembro e todo o mês de janeiro, o que afetou negativamente a formação e enchimento dos frutos nas lavouras, que foram submetidas a esta condição desfavorável. Além disso, o estudo destaca que a safra atual sucede uma safra recorde, de alta produção, o que ressalta o fator da bienalidade.

A previsão nacional é de uma safra de 50,92 milhões de sacas de café beneficiado em 2019, somando-se arábica e conilon, com uma área total cultivada de 2,16 milhões de hectares. Outros dados regionais e os números da safra de café em todo país podem ser acessados no Boletim completo.

CONAB - Assessoria de Imprensa