Nova sede dos Bombeiros de Passos é inaugurada

Publicado em 18/06/2019 - regiao - Da Redação

Nova sede dos Bombeiros de Passos é inaugurada

A 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Passos tem agora uma nova sede, maior e mais adequada ao trabalho da corporação. A inauguração aconteceu na tarde da segunda-feira, 17 de junho, e contou com as presenças do deputado estadual Cássio Soares; do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, chefe do Estado Maior dos Bombeiros; autoridades locais e regionais, do comandante e ex-comandantes da corporação, que trabalharam para essa conquista: capitão Douglas Martins Souza, capitão Jefferson de Oliveira Silva e capitão Geraldo Coelho.


Cássio Soares foi responsável pela doação do imóvel para a nova sede, a partir de um Projeto de Lei de sua autoria, e as adaptações foram feitas com apoio de várias instituições, entre elas a Justiça do Trabalho, a Prefeitura de Passos e a Concessionária AB Nascentes, responsável pela Rodovia MG-050.


A nova sede do Corpo de Bombeiros conta com 4,8 mil metros quadrados, tendo sido adaptada e reformada para abrigar os profissionais e viaturas de salvamento, tendo o custo total de R$ R$ 878 mil. Hoje, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros conta com 121 militares distribuídos em quatro pelotões, sendo o primeiro em Passos.


“Se não fosse a garra e carinho do deputado Cássio Soares, não teríamos essa realidade. Toda a corporação agradece o empenho do parlamentar para essa conquista”, agradeceu o Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, chefe do Estado Maior, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.


A luta do deputado se iniciou em 2013, ainda como Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, quando o parlamentar recebeu a demanda da Corporação de Passos, informando a necessidade de uma nova sede, pois a antiga não comportava mais os militares, equipamentos e viaturas de salvamento.


“Recebida a demanda, iniciamos um trabalho de pesquisa por locais, já que uma construção de um novo quartel seria inviável devido a situação financeira do Estado. Percebendo a estrutura do DEER já vazia, pois o órgão só faz serviços administrativos no escritório ao lado, iniciamos o processo de doação de parte do terreno para o nosso corpo de bombeiros”, contou o deputado Cássio Soares.


Em 2016 o PL de transferência do imóvel de autoria do parlamentar foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. E em 2017 começaram as buscas por investimentos, conquistados em parceria com diversas instituições de Passos, como a Justiça do Trabalho, que reverteu os valores de multas recebidas pelo órgão para fazer as adaptações.


Finalizada as obras de adaptação, agora a nova sede abrigará instalações administrativas e operacionais, incrementando a capacidade de atendimento às demandas da população e contribuindo para otimizar a prestação do serviço em todo o sudoeste mineiro. Uma vez que a Companhia atende 34 municípios da região sudoeste do Estado.


“Tratamos com urgência, atenção e empenho para que a nova sede dos Bombeiros ganhasse forma, estivesse bem equipada, e com melhores condições de atendimento. Superamos as muitas dificuldades com criatividade, solidariedade e boas parcerias. Por isso, continuo acreditando que o bem vence o mal. Continuem contando com este soldado em benefício do povo mineiro”, finalizou o deputado.

ASCOM