Rodrigo Pacheco comemora liberação de recursos para vítimas das enchentes

Publicado em 28/05/2020 - politica - Da Redação

Rodrigo Pacheco comemora liberação de recursos para vítimas das enchentes

Mais de 100 cidades mineiras receberão recursos federais para socorro às vítimas atingidas pelas enchentes que assolaram o estado, durante o mês de janeiro. Segundo o senador Rodrigo Pacheco, líder do Democratas, o repasse aprovado, na quarta-feira (27), pelo Senado, além de fazer justiça ao povo mineiro, será um alento para as famílias e cidades marcadas pela tragédia. Os senadores aprovaram, por unanimidade, a medida provisória (MP 920/2020), transformada no projeto de lei de conversão (PLV 14/2020), liberando crédito extraordinário de R$ 892 milhões para auxílio emergencial aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O texto segue para sanção presidencial. 

Como o crédito extraordinário foi aberto por medida provisória, mas ainda não foi executado, o Governo federal fará a distribuição do percentual transferido para cada região. O repasse será feito via Ministério do Desenvolvimento Regional. “O recurso é muito importante para atender estados e municípios mineiros atingidos por essas fortes chuvas. Foi uma das situações mais graves vividas por Minas Gerais nos últimos tempos, com mais de 100 municípios declarando estado de emergência. Sem dúvida, será um socorro a mais para as famílias atingidas”, disse o senador Rodrigo Pacheco. 

O mês de janeiro, em Minas Gerais, registrou o maior volume de chuva do período em 112 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Milhares de pessoas foram atingidas pelos fortes temporais. De acordo com a Defesa Civil, as enchentes no estado, em janeiro, deixaram 55 mortos, 8.259 desabrigados e 44.929 desalojados. “Sem dúvida foi uma tragédia para o povo mineiro e, com meu voto favorável, aprovamos a liberação desses R$ 892 milhões para os três estados”, destacou o líder do Democratas.


ASCOM