Assembleia Cultural prorroga inscrições para seleção 2020

Publicado em 15/10/2019 - politica - Da Redação

Assembleia Cultural prorroga inscrições para seleção 2020

Propostas artísticas para os cinco projetos da iniciativa podem ser submetidas até a próxima segunda-feira (21).

Até a próxima segunda-feira (21/10/19), interessados em se apresentarem no Teatro ou exibir seus trabalhos na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) poderão se inscrever gratuitamente para os cinco projetos do Assembleia Cultural. As regras e os procedimentos de inscrição em cada projeto estão disponíveis na página do programa no Portal da Assembleia.

Serão aceitas propostas para mostras de artes visuais e de artesanato, shows, espetáculos teatrais, de dança e de música erudita. As atividades selecionadas serão realizadas entre março e dezembro de 2020.

As inscrições, que foram prorrogadas até o dia 21, poderão ser realizadas via Sedex ou pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, no Bairro Santo Agostinho). Apenas para o Segunda Musical será por meio de formulário eletrônico.

A análise das propostas técnicas será feita por pareceristas, que foram selecionados por meio de edital público. Para a seleção do Segunda Musical haverá audição pública.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 2108-7303 e 7305, das 8 às 18 horas, e pelo endereço eletrônico [email protected]

Veja mais informações sobre o programa

Destinado à promoção das diferentes manifestações artísticas e culturais do Estado, o Assembleia Cultural é composto por cinco projetos com características e critérios de seleção específicos, sendo eles:

*Segunda Musical: desenvolvido há 18 anos, tem por objetivo reconhecer e incentivar jovens estudantes de música erudita, a partir de 16 anos, em qualquer nível de formação. Os recitais, que podem ser individuais ou em grupo, são gratuitos e realizados às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro.

A seleção é feita em audição pública de, no máximo dez minutos, por profissionais especializados. Aos participantes, a ALMG oferece ajuda de custo, divulgação do evento, gravação e posterior transmissão do concerto pela TV Assembleia.

Para grupos de câmara, é permitida a participação de músicos que não sejam estudantes.

* Zás: a iniciativa tem 23 anos de trajetória oferecendo gratuitamente espetáculos de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outras manifestações artísticas. É realizado às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com propostas autorais, independentes e/ou inovadoras.

Os artistas selecionados recebem pela apresentação. A Casa também é responsável pela divulgação do evento, gravação e posterior transmissão do espetáculo pela TV Assembleia.

* Mineiranças: a ALMG cede para associações de artesãos o uso da Galeria de Arte para a realização de feiras e exposições com o intuito de valorizar as práticas culturais de comunidades mineiras, sobretudo o artesanato, os ofícios tradicionais e a cultura popular regional.

Nessa modalidade, a Casa oferece o espaço e a infraestrutura para montagem da mostra.

Cada evento tem a duração de uma semana (cinco dias úteis), sendo que o espaço é aberto a visitações de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Podem se inscrever coletivos de artesãos representados por associações ou cooperativas legalmente constituídas como pessoa jurídica e sediadas em Minas Gerais.

* Ocupações – Galeria de Arte: cessão de espaço que busca promover trabalhos de artistas e grupos de artes visuais, em suas variadas expressões: pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outros. São aceitas propostas individuais ou coletivas.

Nessa modalidade, a Assembleia cede o espaço e também a infraestrutura para montagem da mostra.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com propostas individuais ou coletivas, sendo que cada temporada (três semanas) será composta por duas propostas individuais ou uma proposta de coletivo artístico. A Galeria fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

* Ocupações – Teatro: as apresentações são aos fins de semana (sextas, sábados e domingos), sendo permitida a inscrição de espetáculos de teatro adulto e infantil, shows, humor, dança, performance e outros.

Nessa modalidade, a Casa cede o espaço, sendo responsável também pela divulgação do espetáculo e assessoria técnica. O restante, como bilheteria, é de responsabilidade da produção.

Neste ano, o projeto permitirá a inscrição de pessoas físicas. Com essa mudança, espera-se privilegiar espetáculos de escolas de teatro e de grupos amadores.


ASCOM