Cemig promove aula especial de eficiência energética em escolas do Sul de Minas

Publicado em 13/06/2019 - geral - Da Redação

Cemig promove aula especial de eficiência energética em escolas do Sul de Minas

Iniciativa ocorre após modernização da iluminação das instituições de ensino 

Com o objetivo de conscientizar alunos e a comunidade escolar sobre o uso eficiente e racional da energia elétrica, a Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, realizou, na terça-feira (11/06) uma aula especial junto aos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Iracema Rodrigues, em Machado. As atividades consistiram na exibição do curta “A casa dos desligados”, do Programa Procel nas Escolas, e a demonstração de maquetes que simulam o consumo de uma residência e o processo de geração de energia. 

A iniciativa chegou à instituição dias após a escola receber a iniciativa da Cemig responsável pela modernização das lâmpadas de alto consumo da escola por outras de tecnologia LED, sendo os investimentos superiores a R$ 34 mil para sua execução. Segundo o analista de eficiência energética da Cemig, Neander Lima, essa substituição garante um consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos. Na semana do meio ambiente, alunos da Escola Estadual João Lourenço, em Areado, também participaram de uma aula especial promovida pela Cemig. 

Ainda segundo o analista de eficiência energética, a Cemig e o Programa Energia Inteligente buscam agregar, cada vez mais, ações educativas em benefício da eficiência energética para a comunidade. “Os alunos também receberão material educativo para que possam multiplicar aos seus familiares os conhecimentos aprendidos na escola e tirar dúvidas sobre hábitos simples que podem fazer diferença no dia a dia”, conta Neander Lima.  

Programa Energia Inteligente e educação 

Somente entre janeiro e abril deste ano, o Programa Energia Inteligente já concluiu a eficientização de 86 escolas públicas do estado. Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre o biênio 2019-2020, mais de R$ 12 milhões, considerando a modernização da iluminação de um total de 600 escolas e, ainda, a implantação de 100 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O Programa Energia Inteligente da Cemig, regulado pela Aneel, é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade. 


ASCOM