Deputado Arnaldo afirma importância da luta pela pessoa com deficiência física

Publicado em 11/10/2017 - Política - Da Redação

Deputado Arnaldo afirma importância da luta pela pessoa com deficiência física

O dia 11 de outubro é marcado como o “Dia da Pessoa com Deficiência Física” no Brasil. E, atualmente, o país possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a quase 24% da população. E, desse total, mais de 13 milhões possuem deficiência física.

Como vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, o deputado estadual Arnaldo Silva (PR) luta, diariamente, para que essas pessoas tenham melhores condições de vida nas cidades mineiras que, muitas vezes, não disponibilizam a acessibilidade adequada.

“Trabalhamos para que as pessoas com qualquer deficiência física possam ter condições favoráveis nos municípios, como um melhor atendimento médico, ruas acessíveis, melhores condições no mercado de trabalho, ou em qualquer que seja o setor”, explica Arnaldo.

TRABALHO – De acordo com o Ministério do Trabalho, 0,84% das pessoas com deficiência possuem algum vínculo empregatício. Em Minas Gerais, existem cerca de 60 mil postos de trabalho para pessoas com deficiência. Somente a metade dessas vagas está preenchida.

Muitas empresas encontram dificuldades em cumprir a “Lei de Cotas”, que obriga firmas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas de seu quadro efetivo para deficientes. A justificativa delas seria a falta de qualificação dos candidatos.

O deputado Arnaldo já propôs ações integradas para unir todos os atores deste processo, como empresas, Estado e entidades do Terceiro Setor, na tentativa de conseguir a capacitação necessária para as pessoas com deficiência, além de um cadastro dessas vagas de emprego para maior transparência da informação.

Fonte: ASCOM / Texto e foto: Janaina Massote