Produção industrial cresce e registra melhor desempenho desde 2013

Publicado em 06/12/2017 - Geral - Da Redação

Produção industrial cresce e registra melhor desempenho desde 2013

Fábricas retomam ritmo de produção acelerado, e crescimento se mostra disseminado praticamente entre todos os ramos e atividades

A indústria deixou a recessão definitivamente no passado. Em outubro, as fábricas voltaram a funcionar fortemente e a produção cresceu 5,3% frente a igual mês do ano passado – o melhor desempenho nesse tipo de comparação desde 2013. Esses números representam ainda uma aposta no futuro. Os industriais, ao aumentar o ritmo e o volume de fabricação, sinalizam confiança no País e no crescimento da economia.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta terça-feira (5). A pesquisa também revela que o crescimento registrado no mês foi a sexta taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação,. Essa informação reforça a avaliação de que a indústria está mais forte e que o pior da crise ficou para trás.

Diante desse desempenho, a produção industrial registra alta de 1,9% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta é de 1,2%. Segundo a pesquisa, o crescimento da indústria é disseminado. Em outubro, 22 dos 26 ramos pesquisados mostraram avanço. Dos 79 grupos de itens observados, 79 ficaram no positivo, e 61,9% dos 805 produtos pesquisados registraram bom desempenho.  

Crescimento disseminado

De acordo com o IBGE, o ramo de veículos automotores, reboques e carrocerias, cujo crescimento foi de 27,4%, foi o de maior influência positiva no mês. A instituição explicou que esse desempenho foi impulsionado principalmente pela maior fabricação de “automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, veículos para transporte de mercadorias e autopeças”.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE