Secretaria de Turismo lança projeto “Vem Passarinhar MG”

Publicado em 19/05/2017 - Especial - Da Redação

Secretaria de Turismo lança projeto “Vem Passarinhar MG”

Com o objetivo de fomentar o turismo nos Parques Naturais de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) lança nesta sexta-feira (19/5) o projeto “Vem Passarinhar MG”, durante a 12ª edição da Feira Brasileira de Observação de Aves (Avistar), no Instituto Butantã, em São Paulo.

Durante o evento, considerado o maior no setor de observação de aves da América Latina, que prossegue até o domingo (21/5), a Setur divulgará o calendário 2017 e realizará uma capacitação e atendimentos específicos no estande, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas e as agências de turismo, DestinosMG, Maritaca Expeditions e Uai Trip.
Em sua primeira edição, o “Vem Passarinhar MG” terá início no dia 4 de agosto, com o projeto piloto, no Parque Estadual Serra Verde. Posteriormente, a programação acontecerá ao longo de quatro meses, com caminhadas mensais. O projeto promove a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.
Os participantes poderão percorrer por trilhas de regiões definidas, seguida de palestras sobre a importância da observação de aves e outros temas relevantes para a comunidade local. Vale ressaltar que os eventos contarão com a presença de um convidado para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”.

Biomas e diversidade
Promovendo e fomentando o ecoturismo, Minas Gerais é rica em belezas naturais e cenários exuberantes. Coberto por três biomas - Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga -, o estado possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.
Segundo o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, o projeto é uma ferramenta positiva para atrair um público diferenciado para a prática de observação de aves, que segue em expansão.
“O projeto atrai estudiosos de outros estados brasileiros e muitos adeptos de outros países, como Alemanha, Canadá e Inglaterra. Vamos aproveitar a oportunidade e apresentar Minas Gerais e seus inúmeros atrativos”, afirma o secretário.
Para conhecer e traçar o perfil do público, uma pesquisa de demanda será realizada durante a feira. A expectativa é que sejam aplicados 400 questionários, a fim de colher informações que permitam definir ações estratégicas focadas no setor.
“Por meio da pesquisa podemos conhecer melhor nosso público alvo e estabelecer um plano de ação que favoreça e qualifiquem nossas atividades para o setor”, conclui Ricardo Faria.

Calendário do Vem Passarinhar MG 2017
Parque Estadual Serra Verde – Belo Horizonte (projeto piloto- público restrito)
Data: 4 de agosto de 2017
Horário: 7h

Circuito Villas e Fazendas – Santana dos Montes
Data: 26 de agosto
Horário: 7h

Parque Nacional Serra do Cipó – Jaboticatubas
Data: 9 de setembro
Horário: 7h

Parque Estadual do Rio Doce - Marliéria
Data: 21 de outubro
Horário: 7h

Parque Estadual do Itacolomi – Ouro Preto
Data: 18 de novembro
Horário: 7h

Avistar Brasil
O Avistar Brasil é um encontro anual de observadores de aves, com oficinas, feiras, congresso, atividades culturais e educacionais. Promove o registro, conservação e conhecimento de nossa avifauna, estimula uma relação saudável com a natureza, o turismo responsável, a ciência-cidadã e a relação responsável dos usuários com as unidades de conservação.
Para mais informações: www.avistarbrasil.com.br