A Folha Regional - Artigos

OS NOVOS MEDOS DO COTIDIANO

Em 30/12/2016 - Zé Nário - Da Redação

Alguns dos nossos medos de infância já não têm razão de existir. São medos ultrapassados. Nos meus tempos de criança, nós tínhamos um medo pavoroso de assombração, de mula-sem-cabeça, de lobisomem e outros.

Veja +

NÃO SOMOS DEVIDAMENTE EDUCADOS, MAS PODEMOS FINGIR QUE SOMOS

Em 25/11/2016 - Zé Nário - Da Redação

As chuvas estão de volta e o verão já mostra a carinha.

Veja +

A DERROTA DA POLÍTICA

Em 17/10/2016 - Zé Nário - Da Redação

Acabamos de passar pelo importantíssimo processo eleitoral municipal, que existe para, em tese, renovar os quadros políticos mais próximos de nós, os prefeitos e vereadores. É claro que “renovar” é só força de expressão. Em muitos casos não há nenhuma renovação.

Veja +

ADUBANDO OS OUVIDOS

Em 24/01/2016 - Zé Nário - Da Redação

Não é mais preciso que eu queira ouvir música. A todo instante tocam música para eu ouvir, sem que eu peça. Mesmo que não seja o meu desejo imediato. O carro que passa pela rua, o vizinho de baixo ou o de cima, o parquinho de diversões, o trenzinho da alegria. Todos insistem em tocar para mim uma música que eu não quero ouvir, ou seja, música de péssima qualidade.

Veja +

AS EMOÇÕES VISÍVEIS

Em 29/05/2015 - Zé Nário - Da Redação

Não faltaria assunto para falar de mais uma grande festa de aniversário de “A Folha Regional”, acontecida no último dia vinte e três de maio. Três ou quatro laudas seriam insuficientes para discorrer sobre tantas e quantas nuances interessantes, observadas abundantemente durante o evento.

Veja +

529.000?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

Em 01/04/2015 - Zé Nário - Da Redação

Exatas quinhentas e vinte e nove mil, trezentas e setenta e quatro redações da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2015) tiraram nota zero. Este número representa algo em torno de oito e meio por cento (8,5%) do total. E isto provocou a imediata desclassificação dos autores.

Veja +

SOS - RIO MUZAMBO

Em 13/01/2015 - Zé Nário - Zé Nário

Degradado há anos pela destruição de suas matas ciliares, pela poluição das cidades do entorno, pelo carreamento de detritos provenientes das estradas vicinais, pela agricultura insustentável e pela extração indiscriminada de areia para construção civil, o Rio Muzambo pede socorro. Sabemos que isso não é exclusividade dele, porque todos os seus tributários, córregos e ribeirões, sofrem do mesmo mal. Assim como os demais rios da região.

Veja +

DIA NACIONAL DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA

Em 05/11/2014 - Zé Nário - Zé Nário

De acordo com o último censo realizado no Brasil, no ano de 2010, o país tem aproximadamente vinte e cinco milhões de pessoas (25.000.000) que apresentam algum tipo de deficiência com efeito limitante para suas vidas. Desse total, um número entre nove e dez milhões de pessoas é a quantidade de deficientes físicos. Ou seja, aproximadamente cinco por cento (5%) da população tem algum tipo de deficiência física. Não dá pra negar que é um contingente respeitável.

Veja +

TOURADAS EM MADRI NO BAIRRO CANAÃ

Em 13/08/2014 - Zé Nário - Zé Nário

Como é de conhecimento de todos, a cidade ganhou mais notoriedade nacional por causa da “lei anti-galinha”. Mas, faça-se justiça, não se pode “enquadrar” tão somente os galináceos, já que outros bichos sobrevivem sobejamente pelas ruas da cidade. E estes abusam muito mais, conforme Amaury Jr. demonstrou na edição anterior. Também quero citar como exemplo dois fatos acontecidos no bairro Canaã, já faz algum tempo. Fatos que poderiam ter desdobramentos muito mais graves do que a pacífica e cacarejante existência das aves domésticas nos quintais urbanos.  

Veja +

GRÊMIO RECREATIVO ESCOLA DE FUNK “BEIJINHO NO OMBRO” (GREFBO)

Em 02/04/2014 - Zé Nário - Zé Nário

Há tempos que o samba vem sumindo do carnaval. Nos antigos desfiles das grandes cidades e do interior brasileiro o ritmo de origem africana dividia a preferência dos foliões com as marchinhas. Muitos sambas de enredo, cantados nos desfiles das escolas de samba cariocas, se tornaram sucessos nacionais, gravados por cantoras e cantores famosos. 

Veja +

1 2 3 4 5 »