A Folha Regional - Artigos

Produção Mais Limpa e sua Prática

Em 04/08/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Bruno, um aluno da Ifsuldeminas – Campus Poços de Caldas, me escreve sugerindo um artigo sobre Produção Mais Limpa e de como praticar. Bem, pelo menos alguém costuma ler o que escrevo. – Que bom, meu caro Bruno!

Veja +

Fornecedor é parceiro do cliente

Em 17/07/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Fornecedor (ou Vendedor) é parceiro; não oponente do Cliente (ou Comprador). Alguém já ouviu algum fornecedor dizer que o cliente deu a ele um pedido? – Acho que não. O fornecedor faz questão de dizer “com a boca cheia” que conseguiu um pedido, assim como quem ganha uma batalha.

Veja +

Não atire em leões

Em 06/07/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Foi em um modesto Café de Paris à Rue des Écoles – Quartier Latin – em setembro do ano passado. Não há Café em Paris sem uma boa conversa. No caso, a conversa não foi agradável, sequer elucidativa, pois os dois conversadores nada tinham em comum a não ser o Congo, um país saqueado sob todos os aspectos. Um dos conversadores, Hildebrando Bueno, é bem conhecido dos leitores; o outro, um médico belga, implacável caçador de leões no Congo.

Veja +

Por uma Economia Circular

Em 03/07/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Economia Circular é o modelo que propõe um melhor aproveitamento de tudo o que produzimos. É a ciência que repensa as práticas econômicas e que vai um tanto além dos conhecidos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. E é o que há de mais elementar. – “O elementar é fundamental” ensinou Arquimedes (287-212 a.C.)

Veja +

Aprender para mudar

Em 26/06/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Dirigentes podem e precisam obter sucesso, especialmente aqueles que se esforçam para aprender. Alguns são recrutados das fileiras de trabalhadores; recebem promoções a cargos de mando nas empresas. Mas, com certa frequência, alguns acabam contraindo uma doença contagiosa: “Endurecimento Mental”, isto é, depois que se tornam dirigentes (leia-se chefes, gerentes ou gestores) passam a querer que tudo seja feito como bem entendem. Contrariados, dão chilique!

Veja +

Sobre crias do Criador

Em 16/06/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Matam-se animais hoje mais que no tempo de Joaquim de Luna Miranda Couto, poeta e magistrado – meu bisavô. E com muito mais pressa. Ainda hoje o boi morre abatido com marretadas ou de sangria na carótida.

Veja +

A menina e os livros

Em 02/06/2017 - Paulo Botelho - Da Redaçãol

Foi Hildebrando Bueno quem chamou a minha atenção. Eu estava a pensar, com muita tristeza, neste país tão humilhado com os desmandos de seus dirigentes-predadores. Por isso, demorei para assimilar a notícia veiculada nos jornais aqui do Sudeste.

Veja +

Hildebrando e a onça

Em 26/05/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Muitos anos já se passaram desde o ocorrido. Foi em um tempo que os animais quase falavam e os homens ainda ouviam. Era um bar bem limpo de propriedade do alemão Franz Kolbe, de Santo Amaro – São Paulo; e Hildebrando Bueno um assíduo frequentador. Um lutador de boxe, peso-médio de forte direita, conhecido como goiano era, também, frequentador daquele bar.

Veja +

A história se repete

Em 15/05/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

“Não temos provas, mas convicção”. – É o que diz Deltan Dallagnol, procurador da República e subordinado do juiz Sérgio Moro, a respeito de indiciamentos do presidente Lula sobre o apartamento do Guarujá e do sítio de Atibaia.

Veja +

Escrever é contar história

Em 08/05/2017 - Paulo Botelho - Da Redação

Maria Laura, uma leitora desta coluna, me escreve um e-mail solicitando orientação sobre escrita ou de como narrar uma história. Ela é professora de Português; daí o meu grande risco! Dia desses, li a seguinte frase contida em um livro policial escrito por um incensado escritor brasileiro, mas que prefiro não nomear:

Veja +

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »