A Folha Regional - Artigos

O Brasil Treme

Em 26/05/2017 - Marco Regis - Da Redação

Neste último 12 de maio transcorreu o primeiro ano do golpe de estado “constitucional”, que afastou da presidência da República Federativa do Brasil a primeira mulher eleita para governá-la. Somos sabedores que o processo foi engenhado e consumado pelo inconformismo da derrota do candidato Aécio Neves (PSDB-MG), pois nem bem as urnas de 2014 apontaram a vitória de Dilma Rousseff (PT-RS), começaram a pipocar manifestações pela anulação do 2º turno do pleito presidencial.

Veja +

OS ‘HACKERS’ NA NOVA VERSÃO DO BEM CONTRA O MAL

Em 19/05/2017 - Marco Regis - Da Redação

Recentes ataques cibernéticos a computadores de instituições públicas e privadas de quase 100 países em todo o globo terrestre realçaram a figura do ‘hacker’, palavra que não deve ser pronunciada na língua inglesa como se fossem “dois erres”, pois já nos ensinava o saudoso professor de inglês do então Colégio Estadual de Muzambinho, Sebastião Mariano Franco de Carvalho, recentemente falecido, em Alfenas, tratar-se de “agá expirado”.

Veja +

Viva à França? Ou Viva à Coreia do Norte?

Em 12/05/2017 - Marco Regis - Da Redação

A democracia tem se mostrado vulnerável nos seus resultados finais. Nesta semana, o desfecho das eleições presidenciais francesas foi mais uma constatação de que esse sistema político muitas vezes leva o eleitorado para um beco sem saída.

Veja +

Governo ilegítimo penaliza trabalhadores com reformas

Em 05/05/2017 - Marco Regis - Da Redação

No Brasil, as conquistas de benefícios de aposentadoria por tempo de serviço e idade, de assistência à saúde e cobertura de riscos de invalidez, velhice e morte datam de 24 de Janeiro de 1923, ocasião em que foi promulgado o Decreto Legislativo Federal nº 4682, conhecido como Lei Eloy Chaves, em homenagem a um deputado paulista que abraçou a causa, a partir de um movimento de ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, na cidade de Jundiaí.

Veja +

Teimam em repetir o terror de Hiroshima e Nagasaki

Em 28/04/2017 - Marco Regis - Da Redação

Apesar de décadas de uma vida intensa, ainda sintonizo com clareza os ecos de um aparelho de rádio da casa dos meus avós maternos, na querida Monte Belo, do final de 1953. Ainda me são nítidos os fortes sons musicais que marcavam início e final do Repórter Esso “a testemunha ocular da História” e resíduos de notícias da então Guerra da Coréia e a fixação mental para toda uma vida de Pyong-yang e Seul como capitais dos dois países coreanos.

Veja +

O DECLÍNIO DA DEMOCRACIA E DO CAPITALISMO NO BRASIL

Em 20/04/2017 - Marco Regis - Da Redação

Eu poderia parafrasear o falecido cantor Cazuza e escrever: ‘nossa democracia fede; nosso capitalismo fede’. Mas poderia incorrer nas mesmas contradições dele quando cantou que “a burguesia fede”, porque não soubesse, talvez, o verdadeiro significado da palavra burguesia.

Veja +

LOUVOR À SEMANA SANTA E EFEMÉRIDES DE 12 DE ABRIL NO PENSAR DE UM RENEGADO OCIDENTAL

Em 13/04/2017 - Marco Regis - Da Redação

Nos meus artigos, neste semanário, muitas vezes tenho questionado a hipocrisia reinante neste lado do mundo. Refiro-me ao lado do mundo em que vivo.

Veja +

OS VÍNCULOS DE MUZAMBINHO COM CARLOS LUZ E O GOLPE DO GOLPE DE 11 DE NOVEMBRO DE 1955

Em 07/04/2017 - Marco Regis - Da Redação

Para melhor interesse e compreensão deste artigo, de conteúdo da História do Brasil, nada mais apropriado que extraiamos da Wikipédia a biografia do advogado, professor, jornalista e político brasileiro, Carlos Luz, que ocupou interinamente a Presidência da República do Brasil, de 8 a 11 de novembro de 1955, no mais curto período dentro de um definitivo processo sucessório brasileiro, época em que o País ainda era oficialmente denominado de Estados Unidos do Brasil.

Veja +

Carne fraca dá fortes prejuízos ao Brasil

Em 24/03/2017 - Marco Regis - Da Redação

Carne fraca, mas um prato cheio. Tão cheio que transbordou dos limites do prato brasileiro e esparramou-se pelo mundo.

Veja +

RÉQUIEM POR MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA

Em 24/02/2017 - Marco Regis - Da Redação

(LIBERAÇÃO DE ALGUMA FRUSTRAÇÃO DEVE SER A ORIGEM DA COMEMORAÇÃO DA MORTE DE ALGUÉM QUE NÃO SE GOSTA)

Veja +

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »