Campanha de vacinação infantil contra polio e sarampo segue até a sexta (14)

Publicado em 13/09/2018 - saude - Da Redação

Campanha de vacinação infantil contra polio e sarampo segue até a sexta (14)

Com a prorrogação da ação que terminaria no último dia 31, segue até a próxima sexta, 14, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Destinada a crianças a partir de um ano de vida e menores de cinco anos, a cobertura vacinal em Poços está em 84,96% para a poliomielite e em 83,84% para o sarampo. No município, o público estimado para a campanha é de 7.500 crianças e a meta é imunizar pelo menos 95% deste total. No mês passado, as salas de vacinação abriram em dois sábados para ampliação do atendimento. A vacinação acontece em 21 pontos da cidade, das 8h às 16h30 e também na zona rural, em equipes itinerantes que estão realizando o trabalho nas unidades básicas de saúde da área. 

Durante o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde notificou cinco casos suspeitos de sarampo na cidade. Destes, quatro casos já foram descartados e apenas um encontra-se em investigação para confirmação de diagnóstico. Entre as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde, estão o bloqueio vacinal e a conferência do cartão de vacinas para atualização, ambas realizadas no município. 

Na semana passada, uma reunião entre a equipe da Vigilância Epidemiológica, secretaria de Turismo e entidades ligadas ao setor, orientou os profissionais da área quanto a necessidade de imunização. Na faixa etária até os 29 anos, o esquema vacinal contra o sarampo inclui duas doses; dos 30 aos 49 anos, uma dose; e a faixa etária a partir dos 49 anos não precisa ser vacinada, por já ser considerada imune.

Profissionais de saúde também já tiveram a vacinação intensificada. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar uma das salas de atendimento, para orientação.

ascom