SOS Construção solicita doações de materiais em Poços

Publicado em 09/01/2018 - regiao - Da Redação

SOS Construção solicita doações de materiais em Poços

Pessoas e empresas que tenham sobras de materiais de construção em condições de uso podem realizar doações para o Programa SOS Construção. A coleta dos materiais é feita pelo próprio serviço. Para isso, o doador deve fazer o agendamento, por meio do telefone 3697-2118, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

O material arrecadado é colocado à disposição das famílias que possuem renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos e não estejam construindo obra de risco ou irregular. Pessoas em estado de risco ou vítimas de acidentes naturais, como enchentes e tempestades, ou ocorrências como incêndios ou desmoronamentos, têm prioridade para o recebimento de materiais, desde que devidamente identificados pela Defesa Civil.

O SOS Construção foi instituído em 2008, pela lei 8.459, com o objetivo de promover a arrecadação de materiais de construção junto a empresas, organizações sociais e cidadãos interessados, disponibilizando todo o material arrecadado para as pessoas que necessitam.

Para receber as doações, os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. No local, será verificado se a pessoa cumpre os requisitos e emitido um documento que comprova a regularidade da solicitação. Em seguida, o pedido é encaminhado ao SOS Construção, que verifica a disponibilidade do material solicitado no estoque.

Para garantir maior controle do funcionamento do serviço, a Secretaria Municipal de Promoção Social conta com uma equipe da área de Engenharia Civil. Engenheiro e estagiários realizam uma visita técnica à residência do solicitante para conferir a necessidade e adequação dos materiais pedidos. O próprio serviço, então, faz o transporte dos materiais até o local.

Habitação

O SOS Construção funciona na rua João Saveri Di Simoni, 70, no São Sebastião II, zona sul da cidade. No mesmo endereço também funciona, desde novembro do ano passado, o Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional, que atende a população beneficiada pela COHAB e pelo Plano Municipal de Habitação. 

A mudança proporcionou maior proximidade do serviço com a população, facilitando a emissão de boletos, alteração de dados, quitação de débitos, negociação de dívida e a possibilidade da regularização da escritura. Os inscritos no Plano Habitacional que desejam atualizar seu cadastro podem entrar em contato pelo telefone (35) 3697-2116. O horário de atendimento é das 9h às 17h.