Serviço de acolhimento de menores em Poços é referência na região

Publicado em 08/02/2018 - regiao - Da Redação

Serviço de acolhimento de menores em Poços é referência na região

Na terça-feira, 6, representantes dos municípios de Bueno Brandão e Monte Santo de Minas estiveram em reunião com a equipe técnica do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e a secretária de Promoção Social, Luzia Martins. O diretor da assistência social da cidade de Bueno Brandão, Marçal Luís Alberti esteve acompanhado da assistente social Maria Regina Trigueiro e a secretária municipal de Assistência Social de Monte Santo de Minas, Heide Nara Dian e equipe. Eles estiveram na cidade para conhecer as ações aqui realizadas e tirar dúvidas sobre o serviço, para aprimoramento e implantação nos respectivos municípios. 

O Serviço de Acolhimento em Familia Acolhedora é uma alternativa de proteção a crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, que tiveram seus direitos violados. Quando os pais ou responsáveis não têm condições de cuidar, em virtude de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, as crianças e adolescentes são afastadas de sua família de origem temporariamente por determinação judicial. 

No Acolhimento Familiar, estas crianças e adolescentes são encaminhadas para as casas de famílias pré-selecionadas, capacitadas e cadastradas, o que assegura a continuidade da criação e da educação, permanecendo no seio familiar e em ambiente sadio. O acolhimento, que é provisório, preza pelo retorno da criança e do adolescente à família de origem em até 1 ano, podendo em casos extremos ser prorrogado por mais seis meses; e em casos onde não há possibilidade desse retorno, são encaminhadas para família substituta. 

Em Poços de Caldas, o serviço existe há mais de 10 anos. Hoje é executado pela Associação Criança Feliz. Atualmente , são 13 famílias capacitadas, formadas e cadastradas para acolher crianças e adolescentes. 

O contato do serviço pode ser feito com a Secretaria de Promoção Social pelo 3697-3022 ou na instituição responsável pelo 3714-3594 ou 98707-1454.

ascom