Projeto de Capacitação Mensal atende equipes da Atenção Básica na Zona Sul em Poços de Caldas

Publicado em 06/07/2018 - regiao - Da Redação

Projeto de Capacitação Mensal atende equipes da Atenção Básica na Zona Sul em Poços de Caldas

Hipertensão, diabetes, doenças respiratórias agudas e crônicas e hanseníase: estes são temas que desde fevereiro vem sendo abordados com os agentes comunitários de saúde das Equipes de Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Esperança I e III. Os encontros mensais são uma iniciativa do médico da unidade, Eduardo Ferreira da Silva. “O agente de saúde é um profissional que tem um contato muito próximo com os pacientes, por isso é essencial criar este vínculo e dar este suporte aos agentes, para a melhoria da qualidade de todo o atendimento prestado”. 

Na tarde da última sexta, 29, o encontro do mês teve como tema: Parada Cardiorrespiratória e Reanimação Cardiopulmonar e foi aberto a toda a equipe da unidade. Além da explicação teórica, foi feita a simulação em bonecos de silicone com o uso do desfibrilador externo automático – DEA. “O objetivo foi falar sobre o que é, como identificar e a sequência de tratamento. Uma emergência pode acontecer em qualquer lugar, não só em uma unidade de saúde e por isso quanto mais pessoas estiverem preparadas para isso, melhor”, disse o médico. 

“Já tivemos emergência deste tipo aqui na unidade e é muito importante ter conhecimento dos primeiros socorros. E além deste tempo para estudar, para aprender mais, a integração com toda a equipe é sempre muito importante”, afirmou Renata Avelar Rennó Nascimento Santos, enfermeira do Esperança I. 

“Sempre recorremos ao doutor Eduardo no dia a dia, quando temos uma dúvida ou precisamos de uma orientação. Também sugerimos os temas para os próximos encontros. Está sendo muito bom pra gente, porque é uma oportunidade de aprender mais”, comentou Andiara de Souza Lago, agente comunitária de saúde. 

“É muito legal ver a iniciativa da equipe em promover uma ação diferente e que só agrega bons resultados. Todos estão de parabéns pelo envolvimento e pela participação”, finalizou Tatiana Cristina Bastos, apoiadora da Atenção Básica.