Prefeitura de Guaxupé recolhe grande quantidade de materiais durante mutirões de limpeza

Publicado em 11/04/2018 - regiao - Da Redação

Prefeitura de Guaxupé recolhe grande quantidade de materiais durante mutirões de limpeza

Ação está prevista para acontecer até o final do ano 

Nos últimos 30 dias a Prefeitura de Guaxupé, através da Vigilância em Saúde e Secretaria de Obras, realizou dois mutirões de limpeza na cidade. O primeiro aconteceu no bairro Nossa Senhora das Dores e no final de semana passado foi a vez dos bairros Jardim América I e II. No total, 21 caminhões de materiais descartados pelos moradores foram recolhidos pela equipe, além de mais de 30 pneus. Os mutirões tem como objetivo contribuir diretamente para a saúde preventiva da população, evitando casos de dengue e animais peçonhentos que se abrigam neste tipo de material. 

A ação coordenada pela Divisão de Vigilância em Saúde, da Prefeitura, conta com a participação de mais de 15 homens, bem como máquinas retroescavadeiras e caminhões caçamba e basculante. 

De acordo com Daniela Salgado, diretora da Divisão de Vigilância, os mutirões têm alcançado seus objetivos, uma vez que a população tem entendido a necessidade do descarte dos materiais que, quando deixados em quintais, acabam virando criadouros do mosquito Aedes e também de animais como aranhas, ratos e escorpiões: “Conseguimos concluir os segundo mutirão e mais uma vez foi um grande sucesso. Passamos um dia antes anunciando que estaremos no bairro e pedimos a colaboração da população para que descarte todo o material que possa ser considerado inútil dentro de sua casa. É impressionante a quantidade de pedaços de cama, sofás, latas, pneus e até mesmo fogões velhos e geladeira que são descartados. Tudo isso é material que estava no quintal, acumulando água, se tornando um verdadeiro criadouro do mosquito da dengue. Lembrando também que é comum encontrarmos animais como aranhas, ratos e escorpiões meio a estes objetos. Portanto, todo cuidado é pouco e a população precisa nos ajudar”, disse. 

Os mutirões seguirão até o final do ano, passando por diversos bairros da cidade. 

Segundo a coordenação, estão sendo priorizado aqueles bairros que já possuem um histórico mais recorrente de casos de dengue e também de registro de animais peçonhentos. 

“Apresentamos ao prefeito Jarbinhas em março o cronograma de nossas ações. Fizemos um levantamento dos pontos críticos e agora estamos realizando os mutirões. Assim, percorreremos até o final do ano toda a cidade”, explicou Daniela.

ascom