Prefeitura de Guaxupé lança edital para a Guarda Municipal

Publicado em 11/09/2018 - regiao - Da Redação

Prefeitura de Guaxupé lança edital para a Guarda Municipal

Concurso preencherá 25 vagas 

Desde 2013 a Prefeitura trabalha para a implantação da Guarda Municipal em Guaxupé. Após inúmeros ajustes e criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social que aconteceu no final de 2017, na terça-feira (11) o Governo Municipal tornou público o edital para o concurso que preencherá 25 vagas, sendo 20 vagas voltadas para o sexo masculino e outras 05 vagas voltadas ao sexo feminino. Nos próximos 60 dias o edital ficará disponível e as inscrições acontecerão de 12 de novembro a 10 de dezembro. Já a prova teórica está prevista para acontecer em 27 de janeiro de 2019.

A Guarda Municipal, bastante aguardada pela população guaxupeana, só está sendo possível ser criada após cumprir várias etapas como: certificação no Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Polícia Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública, INFOSEG, Estado e União. Paralelo a isso, os trabalhos foram voltados também para a elaboração do edital e cronograma das fases classificatórias, aprovação da Lei nº02/2017, a qual cria a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O Estatuto que rege o plano de cargos, carreiras, vencimentos, Regimento Interno, Código de Conduta Disciplinar foi enviado para a Câmara Municipal recentemente com a aprovação dos vereadores.

As fases constarão de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Após, os candidatos aprovados passarão por um teste de aptidão física, avaliação psicológica, exames de saúde, laboratoriais, comprovação de idoneidade moral, sindicância social de caráter eliminatório. Com a aprovação em todas as fases, o candidato fará um curso de formação profissional.

O curso de formação profissional será ministrado de acordo com a matriz curricular das Guardas Municipais da SENASP, que é a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Para o prefeito Jarbinhas, o lançamento do edital é mais um importante passo dado pelo Governo Municipal: “Sabemos da necessidade de Guaxupé ter sua Guarda Municipal e por isso trabalhamos desde 2013 para que o sonho dos guaxupeanos se tornasse realidade. Durante todo esse tempo nossa ansiedade foi enorme, foram meses de estudos e muito trabalho. Criamos a Secretaria de Segurança Pública e assim contamos com a experiência e dedicação total do secretário Major Márcio Nunes Teófilo, o qual juntamente com a equipe de Governo conseguiu lançar o edital. É mais um importante passo que damos e assim, se Deus quiser, em 2019 teremos a Guarda Municipal na rua, trabalhando e contribuindo para a segurança pública de nossa cidade”, finalizou o prefeito, após apresentar o edital aos membros da equipe de Governo.

O edital está disponível no site www.institutomais.org.br/Concursos/Detalhe/276

ASCOM Prefeitura