Poços sedia encontro regional de monitoramento dos Planos Municipais de Educação

Publicado em 06/06/2018 - regiao - Da Redação

Poços sedia encontro regional de monitoramento dos Planos Municipais de Educação

Poços de Caldas sedia até esta quarta-feira (6), o encontro regional para monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação. Participam da reunião representantes de 16 cidades da região, que tem Poços de Caldas como polo regional. O encontro acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, durante todo o dia, a partir das 8h.

Segundo a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, os representantes municipais estão tendo acesso a questões técnicas sobre o monitoramento, avaliação e elaboração de relatório dos planos decenais de educação. “Está sendo apresentado tudo aquilo que é necessário que cada equipe desenvolva, desde a composição das comissões técnicas e coordenadoras até a elaboração em si do relatório, que deve ser apresentado até o final do ano”, explica.

Nesta terça-feira (5), o encontro foi conduzido pelo avaliador educacional do Ministério de Educação, Ronaldo Alves Pereira. Além de apresentar os caminhos que devem ser seguidos na execução das metas propostas nos planos decenais, ele também alertou os representantes municipais sobre os critérios de avaliação exigidos pelo MEC e sanou dúvidas dos participantes.

Em Poços, o Plano Decenal Municipal de Educação (PDME) foi sancionado em 2015, pela Lei no 9.061/15, como exigência do Plano Nacional de Educação. O documento orienta as políticas educacionais do município até 2025. Para a secretária Flávia Vivaldi, o plano tem grande relevância, especialmente na questão da estrutura educacional. “O Plano Decenal estabelece metas que são, na verdade, os grandes desafios da área da educação colocados no país como um todo, mas que precisam ser enfrentados e superados dentro da realidade de cada município”, esclarece.

Ela também afirmou que o documento é importante do ponto de vista pedagógico e informou que a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando, desde o início da gestão, na questão da formação continuada dos professores, por exemplo, umas das metas propostas no Plano Decenal Municipal de Educação.

“Estamos propondo ao MEC a realização da conferência municipal em 2019, já com base nas ações desenvolvidas nos dois primeiros anos desta gestão, para prestarmos conta de cada meta que consta no Plano Decenal, a partir do nosso trabalho”, finaliza a secretária Flávia Vivaldi.

Participam do encontro regional representantes dos seguintes municípios: Alterosa, Andradas, Areado, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Divisa Nova, Ibitiúra de Minas, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Serrania.


ascom