Poços atinge meta de vacinação em quatro de seis grupos prioritários

Publicado em 04/07/2018 - regiao - Da Redação

Poços atinge meta de vacinação em quatro de seis grupos prioritários

Números atualizados da Vigilância Epidemiológica mostram que Poços atingiu a meta de vacinação contra a gripe em quatro de seis grupos prioritários. O município superou a meta de imunizar 90% do público-alvo, com os trabalhadores da Saúde e da Educação, os idosos e as puérperas, mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias. Já no caso das gestantes, foram imunizadas 84,63% da meta e entre as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, a cobertura vacinal está em 67,75%, o que pede atenção, especialmente dos pais. “Nós temos o grupo das gestantes que está próximo de ter a imunização completa mas as crianças são o público que mais preocupa, porque os números mostram que muitas delas ainda não foram imunizadas. Pedimos mais uma vez a atenção dos pais, para que levem seus filhos a uma das salas de vacina o quanto antes”, alertou Gisele Scatola, Referência Técnica de Imunização. O grupo prioritário também inclui indígenas, sem população em Poços e população do sistema prisional que é imunizada mas não entra na meta.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, começou no dia 23 de abril e foi prorrogada por duas vezes. Desde o último dia 25, crianças dos cinco anos aos nove anos e adultos na faixa etária dos 50 aos 59 anos também podem ser imunizados. A vacinação segue até o fim das doses. Em Poços já foram aplicadas 36.356 doses e destas, 4.363 foram a pacientes com as chamadas comorbidades, doenças crônicas e com prescrição médica para imunização. Para o município, o número de doses disponibilizadas para a imunização contra a gripe foi de 43 mil. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h. “Enquanto tivermos doses disponíveis, tanto o público prioritário da campanha, quanto as faixas etárias incluídas nesta fase final, podem procurar uma das salas de vacina para receber a imunização”, explicou Gisele.

A dose imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe, conforme determinação da OMS - Organização Mundial da Saúde: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.

ascom