Paraciclista montebelense Tiago Aparecido da Silva, exemplo de superação

Publicado em 10/07/2018 - regiao - Da Redação

Paraciclista montebelense Tiago Aparecido da Silva, exemplo de superação

Tiago Aparecido da Silva, 32 anos, filho de Irani Aparecida Madeira da Silva e Joaquim Augusto da Silva, é Técnico em Informática e formado em Ciência da Computação. 

Tiago é natural de Monte Belo-MG e concentra suas atividades na cidade. Em 2005 sofreu um acidente de trabalho e perdeu os movimentos das pernas. Em 2017, conheceu um amigo Thiago Cardoso, que também é atleta, e o convidou para praticar atividade física, e claro, resolveu aceitar o desafio. Depois que experimentou não parou mais. 

O esporte escolhido por Tiago foi Ciclismo Paralimpico ou Paraciclismo (Categoria Handbike), que é a corrida com cadeiras em rodas. “Escolhi esse esporte mais pelos desafios, pela superação e também pelos benefícios que esse esporte me traz”, disse. 

Deste quando começou Tiago mantem uma rotina de treinos na cidade, 6 vezes na semana, sendo 3 dias de musculação e 3 dias de pedal/corrida. Atualmente, participou de 10 provas com expectativa de crescimento. “Minha última prova foi na cidade de Uberaba – MG, foi minha primeira Meia Maratona no qual fiquei em primeiro lugar na categoria”, comemora. Tiago agora treina para participar da Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro de Paraciclismo. 

Mesmo com algumas dificuldades como local, patrocínio e cadeira de rodas apropriada para os treinamentos Tiago mantem seu foco para se superar. “Quando se tem vontade, determinação e persistência você consegue concretizar qualquer objetivo”, aconselha. 

Por fim, nosso guerreiro deixou a seguinte mensagem. “Deixe a preguiça de lado e comece agora mesmo a praticar alguma atividade física. Esporte é vida, é saúde, é diversão, é prazer e é qualidade de vida".  

Tiago é exemplo de superação e tem em sua história duas importantes ações, a primeira é que o companheirismo e a amizade podem mudar sua vida, e a segunda, é que não tem como não se sentir motivado com sua história.  

Esporte, pratique!  

Siga Tiago no Instagram: @tiagosilva_85

 

Motivar” a série de publicações com histórias de montebelenses que encontraram no esporte um novo estilo de vida.

 

Uma iniciativa do professor de Educação Física, Fagner José Passos com o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Belo, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Municipal de Esportes.

 

 ascom