Operação conjunta da GM e Promoção Social aborda pessoas em situação de rua em Poços

Publicado em 09/07/2018 - regiao - Da Redação

Operação conjunta da GM e Promoção Social aborda pessoas em situação de rua em Poços

A Prefeitura realizou, na manhã da sexta-feira (6), uma operação conjunta entre a Guarda Municipal e as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, com o objetivo de intensificar o trabalho de abordagem social junto a pessoas em situação de rua resistentes aos serviços oferecidos pelo município.

As equipes da GM e de assistência social estiveram em locais como a Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos) e Monsenhor Faria de Castro (Praça da Matriz), na região central, Praça Paulo Affonso Junqueira, na Vila Cruz e nas estações do monotrilho, na avenida João Pinheiro.

Ao todo, 15 pessoas foram abordadas, tiveram os documentos conferidos e foram encaminhadas para os serviços já existentes no município. Foram empenhadas quatro viaturas, duas motos e 12 guardas municipais na operação, com apoio da viatura do Serviço de Abordagem Social e duas assistentes sociais. A operação teve início às 8h30 de sexta-feira e término às 13h.

De acordo com a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, a operação foi necessária por conta da resistência de alguns moradores de rua em aderir aos serviços oferecidos pela rede de proteção social do município. As pessoas abordadas foram encaminhas para o Centro Pop, serviço especializado em população de rua, que realiza o atendimento preliminar e encaminha as pessoas para albergues, casas de passagem e abrigos credenciados.

O Serviço de Abordagem Social funciona 24 horas por dia. Em média, são realizadas 1.000 abordagens por mês. “É importante que a população se conscientize e não alimente a permanência dessas pessoas na rua por meio da doação de esmolas, colchões, cobertores entre outros. Os serviços públicos oferecidos pelo município já são dotados de tudo que é necessário para essa população. Solicitamos que as pessoas não deem esmolas, especialmente na região da praça da Vila Cruz e nos semáforos da avenida João Pinheiro”, alerta a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

A população pode ajudar entrando em contato com o Serviço de Abordagem Social pelos telefones 156 e 3697-2645.


ascom