Dia do Meio Ambiente é comemorado com lançamento de Sala Verde e limpeza na trilha do Cristo em Poços

Publicado em 06/06/2018 - regiao - Da Redação

Dia do Meio Ambiente é comemorado com lançamento de Sala Verde e limpeza na trilha do Cristo em Poços

Prefeito Sérgio Azevedo participou de dois eventos na manhã de terça, em comemoração ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Às 9:30h, lançou, oficialmente, a Sala Verde de Poços de Caldas, um local que passa a ser referência em educação ambiental no município. Logo após, outra cerimônia marcou o início do programa de conscientização dos frequentadores da trilha da Serra de São Domingos, ação promovida pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, e que está inserida no Programa Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios na Serra de São Domingos.


"São ações importantes para marcar a data, mas nós cuidamos do meio ambiente todos os dias, em diversas ações como o incremento à coleta seletiva, a retomada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto, o programa de prevenção a incêndios da Serra de São Domingos e muitas outras atividades e projetos que colocamos em prática desde o ano passado", destacou o prefeito.


Entre elas, a instituição das comissões de Educação Ambiental e de Coleta de Resíduos Sólidos. Elas têm por objetivo atualizar as legislações municipais a respeito dos temas. A Comissão Municipal de Educação Ambiental tem por objetivos implantar o Programa Municipal de Educação Ambiental, congregar ações na área de educação ambiental na cidade, promovidas por diversas instituições e atualizar a Lei Municipal nº 7.910/2003.


Já a Comissão de Apoio ao Programa Socioambiental Cooperativa de Catadores de Material Reciclável está se debruçando sobre a Lei 8.312, que aborda a coleta de resíduos sólidos no município. As comissões foram implantadas em 2017 e são de fundamental importância na discussão de assuntos sobre meio ambiente no municipio.


"Gostaria de agradecer ao prefeito pela instuição das duas comissões, que proporcionam espaços de discussão para diversos segmentos da sociedade, em prol do meio ambiente e justiça social. Na comissão de resíduos sólidos, o trabalho está sendo feito com muita seriedade, com a criação de subcomissões, uma delas para discutir a legislação específica na área. E é com muita satisfação que fazemos este trabalho, instituído após diversas tentativas em três governos anteriores", informa o presidente da Comissão, Marcio Santos, durante a solenidade de implantação da Sala Verde.


Já Gustavo Fonseca, presidente da Comissão de Educação Ambiental, iniciou a solenidade explanando a todos como foi o início dos estudos sobre a Educação Ambiental no municipio até chegar em um de seus frutos, que é a implantação da Sala Verde, que irá concentrar acervo técnico e didático, para consulta à população. "A cidade detém um patrimônio natural muito rico, o qual devemos até mesmo o inicio da cidade com a descoberta das fontes termais, depois das jazidas de minérios. Todo patrimônio natural é reconhecido e merece atençaõ especial", ressalta Gustavo, que também atua na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas.


A solenidade de lançamento da Sala Verde contou ainda com a presença do vice-prefeito Flávio Faria, dos veradores Lucas Arruda e Alvaro Cagnani, dos secretários Tiago Cavelagna (Planejamento), Hudson Vilas Boas (Cultura), Flávio Togni (Saúde), Antonio Carlos Alvise (adjunto Seplan) , Nanci Moraes (Autarquia Municipal de Ensino) , Cibele Melo Benjamin, coordenadora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, e Sebastião Alves Ferreira (FJBPC) além de membros das comissões de Educação Ambiental e de Residuos Sólidos.


O projeto de Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, que aprovou o projeto elaborado pela Comissão Municipal de Educação Ambiental. A Sala Verde está localizada na Biblioteca Municipal Julio Bonazzi, no Complexo do Monjolinho.


Trilha
A trilha da Fonte dos Amores, que dá acesso ao Cristo Redentor, recebeu ações nesta terça, 5. Houve entrega de folders com diversas informações sobre a trilha, como a extensão, altitude e tipos de biomas que congrega, O engenheiro ambiental do DMA, Karl Wagner Acerbi explanou sobre as especificidades da Serra de São Domingos e a importância de sua preservação. Logo após, houve a subida pela trilha, que agora está devidamente sinalizada. Os participantes recolheram lixo depositado ao longo do trajeto.

ascom