Com cobertura vacinal em dia, Poços disponibiliza doses contra a febre amarela

Publicado em 10/01/2018 - regiao - Da Redação

Com cobertura vacinal em dia, Poços disponibiliza doses contra a febre amarela

Nos últimos dias, a febre amarela voltou a ser assunto nos noticiários de todo o Brasil, após o surgimento de novos casos da doença. Diante disso, o Ministério da Saúde anunciou a realização de uma campanha, com fracionamento de doses para os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A meta é repartir uma dose em quatro e assim imunizar mais 15 milhões de pessoas. A medida emergencial visa fazer um cordão de proteção. A dose fracionada vale por oito anos e a inteira é suficiente para toda a vida, segundo o Ministério da Saúde.

Em Poços, não haverá fracionamento, como explica a responsável técnica de imunização, Gisele Scatola. “A medida é válida para os três Estados divulgados até o momento e Minas não faz parte desta campanha, portanto nossa vacinação segue normalmente em Poços”.

A vacinação foi intensificada no município em 2017, depois que um surto de febre amarela atingiu os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Minas Gerais enfrentou em 2017, a maior epidemia de febre amarela do Brasil com 475 casos confirmados, de dezembro de 2016 a julho de 2017 e 162 mortes.

Em Poços, um macaco encontrado morto naregião da Cascatinha colocou a secretaria de Saúde em alerta. Em fevereiro, o resultado de exames feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), comprovou que a morte do animal foi causada pela febre amarela, mas não houve registros de casos da doença em humanos no município. Como parte do trabalho de enfrentamento da doença, profissionais de imunização da secretaria de Saúde fizeram o monitoramento de cobertura vacinal da febre amarela. As equipes percorreram todos os pontos da cidade, conferindo cartões e aplicando a vacina em quem ainda não estava imunizado. Aliado a isso, teve campanha também nos postos de saúde, a adesão da população foi importante e o resultado é uma cobertura vacinal satisfatória, com a aplicação de mais de 50 mil doses contra a febre amarela, somente no ano passado, além da população já imunizada anteriormente.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário nacional de vacinação e está disponível durante todo o ano nos postos. Em Poços, há estoque disponível em todas as salas do município. “A gente orienta que as pessoas procurem as salas de vacina para atualização do cartão. Temos doses contra a febre amarela em todas as salas, e ela pode ser aplicada a partir dos 9 meses de vida e até os 59 anos”, finalizou Gisele. As salas de vacinação em Poços, nas unidades básicas de saúde, atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. 


Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas