Coletiva anuncia verbas para a saúde e troca de secretariado em Poços

Publicado em 09/04/2018 - regiao - Da Redação

Coletiva anuncia verbas para a saúde e troca de secretariado em Poços

Na tarde da quinta, 05/04, foi realizada no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, coletiva de imprensa que divulgou diversas notícias que envolvem a área da saúde. A PUC Minas anunciou contrapartida financeira ao Município pela implantação do curso de Medicina em Poços, no final do ano passado. “Os investimentos são da ordem de 800 mil reais serão para cursos de pós-graduação e capacitação aos servidores municipais, construções e reformas de postos de atendimento, além da compra de equipamentos. Todo mundo ganha com isso, os nossos alunos e a comunidade”, disse o pró-reitor da PUC Minas, Iran Calixto Abrão. 

Na coletiva, o prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado do vice-prefeito, Flávio Faria, também anunciou que está providenciando um repasse financeiro através do Grupo DME, a ser utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. “Todo mundo tem acompanhado as dificuldades financeiras que têm tornado extremamente difícil o trabalho e a manutenção dos serviços e ainda assim estamos ampliando serviços. Este repasse será feito mediante contrapartida de execução, ou seja, mediante a verificação de que os serviços estão sendo realizados e a população está sendo atendida”, afirmou o prefeito. 

O superintendente interino da Santa Casa, Azer Zenun Junqueira, que faz parte da comissão paritária formada por representantes do Executivo e da Irmandade, falou a respeito da situação financeira já apurada. “Existe uma dívida superior a 20 milhões de reais, sendo 8 milhões e 800 mil já vencidos e 12 milhões e 800 mil a vencer. São débitos com médicos, fornecedores, bancos e tributos. Desde que a comissão paritária assumiu em 24 de janeiro, as contas a partir deste período estão sendo pagas em dia. O desafio é negociar e equacionar os débitos anteriores para normalizar o funcionamento da Santa Casa”. 

O presidente da Câmara, Antônio Carlos Pereira, acompanhado de outros vereadores, representou o Legislativo na coletiva de imprensa. “Nós tivemos aqui boas notícias para a saúde de Poços. No ano passado, a Câmara destinou dois milhões de reais para o Hospital Santa Casa. E desta vez, o prefeito tem o nosso apoio e o nosso incentivo também”.

 Troca de Secretariado 

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou a exoneração de Carlos Mosconi, a pedido do próprio secretário que deixa a pasta da Saúde. “Quando eu fiz o convite ao doutor Mosconi, confesso que fiquei com receio de que ele não aceitasse, pela história política dele e pelas grandes coisas que ele já fez pela saúde do Brasil. Para minha surpresa e minha alegria, ele aceitou e foi um dos melhores secretários de saúde que nós tivemos. Trabalhou muito, trabalhou com seriedade e só temos a agradecer por ter cumprido seu papel com maestria. Foi uma honra ter tido um secretário do peso dele a frente da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas”, declarou Azevedo. 

Emocionado, Mosconi fez um balanço do trabalho realizado nestes pouco mais de um ano e três meses a frente da Secretaria de Saúde. “Fizemos mais de 1500 cirurgias de catarata, zeramos esta fila, ampliamos as consultas oftalmológicas, introduzimos a escleroterapia com espuma para tratamento de varizes, tornando Poços uma das primeiras do Brasil a ter o serviço pelo SUS. Poços também é pioneira na oferta de sessões de reiki nas unidades básicas e é importante ressaltar outras iniciativas como a massoterapia, dentro das práticas integrativas complementares. Também temos aí o mutirão de ultrassom que continua acontecendo e a melhoria das estruturas físicas das nossas unidades de saúde, para citar algumas ações. Neste momento, quero manifestar o meu agradecimento ao prefeito, Sérgio, ao vice-prefeito, Flávio, a Câmara de Vereadores e a toda nossa equipe que possibilitou a realização deste trabalho. Neste período, pude trabalhar com servidores dedicados e que se empenham para fazer o melhor. Na saúde nós trabalhamos com as angústias do ser humano e nós não esmorecemos, ao contrário, buscamos soluções para os problemas que enfrentamos, porque o grande desafio é a humanização do atendimento em benefício da nossa população. Houve uma grande parceria e esta é uma experiência que vou levar para sempre comigo, mas saio na certeza de que a secretaria estará em boas mãos”, disse Mosconi. 

Na ocasião, o prefeito Sérgio Azevedo anunciou a exoneração do secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva e a nomeação dele para o cargo de Secretário Municipal de Saúde. “Diante das dificuldades financeiras enfrentadas, neste momento não teremos secretário adjunto na Saúde e tenho plena certeza de que o Flávio está preparado para este trabalho, por tudo o que já fez até aqui”, afirmou Azevedo. 

Agradeço a confiança depositada no meu trabalho desde o início desta gestão e agradeço a oportunidade de ter trabalhado com o doutor Mosconi, de poder aprender tanto com ele e de absorver a essência dele enquanto ser humano. Conto com todos para esta missão que é assumir a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas”, declarou Flávio. O decreto que oficializa a mudança de secretariado será publicado nesta sexta, 6, no Diário Oficial do Município. 

Também participaram da coletiva, além de integrantes da imprensa, representantes de autarquias, da Polícia Militar, do comércio, de prestadores de serviço como o Hospital Santa Lúcia e o Cismarpa – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Alto Rio Pardo.

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas