Ameg realiza licitação para a compra do Castramóvel

Publicado em 09/04/2018 - politica - Da Redação

Ameg realiza licitação para a compra do Castramóvel

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) realizou na tarde da sexta-feira, 6 de abril, a licitação para a compra do “Castramóvel”. O veículo, no valor de R$ 240 mil, irá atender aos 19 municípios da região da AMEG e será adquirido através de emenda parlamentar do deputado Cássio Soares.

 

A empresa vencedora foi a DEVA, da Iveco, com sede em Belo Horizonte. Ela possui o prazo de até 90 dias para a entrega do veículo à AMEG, que irá direcionar o projeto. O prazo se dá por conta do processo burocrático para a montagem do centro cirúrgico, com sala para assepsia, no Furgão.

 

O Castramóvel é um veículo de grande porte, equipado com materiais necessários para realizar cirurgias de castração, que tem como intuito diminuir a superpopulação de cães e gatos de rua. O automóvel será utilizado pelos 19 municípios que compõem a AMEG, em parceria com ONGs de Proteção aos animais.

 

A AMEG também vai ser responsável por disponibilizar médico veterinário, material descartável e demais utensílios necessários a castração dos animais, em parceria com os municípios. O pós-operatório e as tutelas dos animais deverá ficar por conta das ONGs.

 

A unidade móvel, diferentemente de uma clínica ou hospital veterinário, vai circular nas ruas e bairros onde houver maior demanda e, além de realizar o procedimento de castração do animal, poderá aplicar vacinas, realizar consultas e informar a população sobre a posse responsável e cuidados com a saúde de cães e gatos.

 

“A superpopulação de animais de rua é realidade em todos os municípios da região, gerando inúmeros problemas à população e aos animais, que infelizmente, são maltratados em muitas situações. Com o Castramóvel, teremos eficácia no controle populacional de cães e gatos, diminuindo problemas relacionados a doenças e oferecendo aos animais um tratamento ético”, afirmou o deputado Cássio Soares.

 

Municípios

 

O veículo irá atender aos 19 municípios da região da AMEG:  Passos, Piumhi, Itaú de Minas, Cássia, Carmo do Rio Claro, Capitólio, São Sebastião do Paraíso, Pimenta, Doresópolis, Capetinga, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Pratápolis, São José da Barra, Claraval, Ibiraci, São Roque de Minas e Vargem Bonita.


ascom