A Folha Regional - Início - Marco Regis

ENCARANDO POLÊMICAS SOCIAIS

Em 08/09/2015 - Marco Regis - Da Redação

Já tenho idade suficiente para me enquadrar como bem rodado nesta curta existência humana, embora, nem de brincadeira, aceite ser classificado nessas modernices discriminatórias de terceira idade ou “melhor idade”.

Veja +

A PEQUENEZ HUMANA DIANTE DO UNIVERSO

Em 28/08/2015 - Marco Regis - Da Redação

Certamente que não escrevemos para nós mesmos. Essa constatação foi feita pelo escritor e filósofo existencialista francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), personalidade muito referida pela imprensa, mormente nos seus cadernos literários, nos meus tempos de adolescente.

Veja +

O USO DA LEGITIMIDADE DOS PROTESTOS PARA FINS GOLPISTAS

Em 21/08/2015 - Marco Regis - Da Redação

Venho aqui argumentar que, no Brasil de hoje, as forças políticas da direita usam as mesmas táticas da época da Guerra Fria para confundir, aliciar e manipular a população brasileira. Naquela época todos os acontecimentos políticos eram dicotomizados e rotulados como um embate entre comunistas, de esquerda, contra imperialistas, de direita.

Veja +

MENOS GENTE, MENOS FOGO, NO INCÊNDIO DA DEMOCRACIA

Em 17/04/2015 - Marco Regis - Da Redação

Apesar de todo o empenho da corporação dos bombeiros, das autoridades locais e estaduais e dos próprios donos dos imensos depósitos de gasolina e álcool, situados próximos ao porto da cidade paulista de Santos, durante dez dias labaredas horrendas e negra fumaça resistiram aos milhões de litros de águas do mar e às espumas químicas que as combatiam.

Veja +

A HONRA DE “EL CID” E A HUMILHAÇÃO DOS ACHACADORES

Em 27/03/2015 - Marco Regis - Da Redação

Bem que o Brasil precisava de um destemido cavaleiro como o lendário “El Cid”, o Campeador, ou Don Rodrigo Días Bivar, que viveu nos idos do século XI, um mito da resistência ibero-cristã contra os invasores árabes, chamados de mouros, que conquistaram a Península Ibérica no século VIII. Antes, desde o século V, a região havia sido dominada pelos visigodos, os quais não somente a tomaram dos romanos, mas, construíram uma unidade regional e cristã. A Ibéria, como era conhecida na Antiguidade essa área do sudoeste da Europa, incluindo o Reino de Portugal, foi islamizada pelos mouros, que ali instalaram um reinado de emires, mais tarde o califado de Córdoba, além do reino muçulmano de Granada.

Veja +

A DETROIT DOS MEUS SONHOS

Em 09/03/2015 - Marco Regis - Da Redação

Tudo o que você possa vir a escrever, hoje, estará sujeito a críticas, mormente se não tiver a chancelá-lo um título de pós-graduação, do mais simples ao doutorado. Antigamente, você expunha suas ideias e os seus conhecimentos, procurando aclará-los com um razoável vocabulário e uma correta gramática.

Veja +

IUGOSLÁVIA PODE, UCRÂNIA NÃO PODE

Em 27/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

Enquanto acompanhava as recentes negociações de cessar-fogo na luta fratricida entre os ucranianos, lembrei-me da personagem vivida pela humorista e atriz da constelação global, Karla Fabiana, no Programa ”Zorra Total”, aonde a hilária ensinava a respeito de emagrecimento, apontando para os mais diversos alimentos ou iguarias: “isto póóde, aquilo não póóde”, enquanto enchia a boca e o bucho com os mais apetitosos e calóricos deles.

Veja +

Inconsequência do golpismo pode ser uma guerra civil

Em 26/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

As redes sociais estão povoadas de ignorantes políticos e de ativistas mal intencionados que continuam a ruflar as bandeiras do golpismo, ou seja, da derrubada da presidente brasileira. À frente deles, tremulando essas mesmas bandeiras, caminham os privilegiados detentores dos espaços informativos que são os jornais impressos e digitais, rádios de audiência nacional e, principalmente, as influentes redes televisivas.

Veja +

CONTROVÉRSIAS NA SAÚDE

Em 26/02/2015 - Marco Regis - Da Redação

Embora os tempos também sejam de modernidade para a medicina, que hoje está fortemente apoiada no avanço da ciência e tecnologia, o estudante dessa profissão continua a estudar durante seis anos, recebendo aulas teóricas e práticas, que vão da anatomia, com dissecção de cadáveres; histologia, com práticas no microscópio; farmacologia; fisiologia; radiologia; semiologia; medicina preventiva; das doenças infecciosas, parasitárias, degenerativas, endócrinas, enfim, de todos os órgãos e aparelhos do corpo humano. Faz estágios em hospitais e, depois do curso de graduação, residência médica de dois anos, a sua especialização básica. Antigamente, também era assim, os médicos recebiam essa mesma formação, antes de se enveredarem interior afora.

Veja +

Minas, a caixa d´agua, também secou

Em 01/02/2015 - Marco Regis - Redação

Duas situações por mim vividas reforçavam um falso conceito que carregava comigo mesmo. A primeira delas, bastante remota, ainda salva na minha memória fotográfica, era a visão da minha infância das várzeas sazonalmente inundadas pelo transbordamento de córregos, no município de Monte Belo, durante os períodos chuvosos.

Veja +

« 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 »