Vereadores de Juruaia debatem Queima do Alho

Publicado em 10/06/2018 - legislativo - Da Redação

Vereadores de Juruaia debatem Queima do Alho

O evento Queima do Alho motivou intenso debate na reunião da Câmara de Juruaia no dia 04 de junho. Confira os principais momentos, além de outros temas abordados pelos vereadores.

BARRA MANSA

Através de indicação ao Executivo, o vereador e presidente Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PSD) solicitou a instalação de manilhas e recuperação de massa asfáltica na Rua 2, próximo à residência do Sr. Matias, no bairro Barra Mansa.

UTILIDADE PÚBLICA

Foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei 023/2018, de origem do Legislativo através do vereador Toniel Alves da Trindade, declarando de utilidade pública municipal a Associação Comunitária Cultural de Juruaia. Como justificativa, o vereador alegou que a Associação procura ser reconhecida de utilidade pública municipal para prosseguir com outros mecanismo para angariar recursos em outras esferas de governo, visando cumprir os seus fins estatutários. Houve intenso debate entre os vereadores Toniel, Esmael, Ediney e Antônio Carlos, mas no final o projeto contou com a aprovação de todos.

EM FAMÍLIA

O vereador Ednaldo Alves Madeira (“Nardo do João Madeira” - DEM) valorizou o “clima familiar” durante a reunião, tendo sentido uma “paz gostosa”. Em seguida, agradeceu o Executivo por alguns serviços executados nos últimos quinze dias. Tudo aconteceu na medida do possível devido à falta de combustível causada pela greve dos caminhoneiros. Também destacou serviços executados na zona rural, como aterro/ponte no bairro Santana, conservação das estradas e empenho na busca de cascalho.

ALAMBRADO

O vereador Paulo Pereira Alves (“Paulo do Roque” - PP) reforçou pedido de melhoria em frente ao posto de saúde no bairro dos Gomes. Lembrou que há muito tempo foi construído um alambrado no local, quando ainda havia uma escola municipal, havendo um posto muito próximo à estrada, paralelo com outro poste, correndo uma água no mesmo lugar. Com isso, gerando dificuldades no trânsito de veículos. Assim, pediu que o Secretário solucione o problema. Por fim, sugeriu a colocação de novo alambrado no posto de saúde, com porta de acesso e melhor segurança no local.

PADRES

O vereador Rubens Donizete do Nascimento (“Rubinho da Macena” - PSB) prestou sua homenagem ao Padre Antônio Carlos de Mello, que esteve à frente da Paróquia São Sebastião de Juruaia por quatro anos e meio. “Foi um grande missionário e bom administrador, que conduziu muito bem as pastorais e movimentos da igreja”, disse. Destacou ainda o empenho do religioso na reforma da Igreja Matriz, sendo uma pessoa muito solidária, sempre atendendo aqueles que mais precisavam. Acolheu as crianças no Centro Catequético, autorizando o uso do espaço como creche. Foi parceiro no hospital. “Acima de tudo deixou o seu maior exemplo para a nossa comunidade: a humildade”, falou. Em nome da comunidade, deixou os mais sinceros agradecimentos, desejando sucesso no novo ministério. Em seguida, deu as boas-vindas ao Padre Dione, oriundo da cidade de Cabo Verde e que já está desenvolvendo um belo trabalho à frente da paróquia.

Rubinho ainda agradeceu ao Secretário Jairinho (obras) que atendeu sua solicitação, executando o serviço de patrolamento no bairro Caipora, beneficiando vários produtores que dependem da estrada.

DEPUTADO LUIS TIBÉ

O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) agradeceu ao Secretário de Obras pelo serviço executado na estrada do Domingão, onde foi feito um trabalho excepcional. Em seguida, Toniel comentou que havia informado sobre recursos destinados pelo deputado Carlos Melles, sendo que na verdade foram viabilizados pelo deputado Luís Tibé. Assim, agradeceu o parlamentar. Também agradeceu todos os vereadores pela aprovação do projeto de sua autoria sobre a Associação Comunitária Cultura. Mas chamou a atenção do colega e irmão vereador Esmael quando à afirmação de que o evento Queima do Alho gera prejuízo. Toniel citou a leitura do relatório apresentando uma sobra de recursos no valor de R$ 12 mil, além dos benefícios para o hospital e APAE de Guaxupé. 

OBRIGADO

O vereador Antônio Carlos de Paula (“Tunico Paula” - PRB) também agradeceu o Secretário de Obras pelos serviços executados no bairro Palestina, com previsão de término na próxima semana. Agradeceu também os colegas pela aprovação do importante projeto.

QUEIMA DO ALHO I

O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) afirmou que retira a palavra “prejuízo”, mas confirmou que a Queima do Alho somente dá despesa. Quanto ao lucro, entende que a resposta do Executivo não ocorreu da forma como solicitou o colega Ediney. Também não concorda que a sobra (dos recursos) seja usada no Circuito da Queima do Alho. Questionou o fato da prefeitura bancar a comitiva. “A prefeitura não pode bancar as outras Queima do Alho na região”, falou.

Esmael também comentou o “desgoverno” dos últimos presidentes do Brasil, sendo que agora o país está colhendo os frutos e a situação é preocupante. “Está na hora de mudar”, disse. Paulo do Roque foi enfático: “O pior é que tem muito brasileiro está com esperança de que o ‘Sr. Luiz’ saia da cadeia para governar o Brasil”. Ediney Madeira também comentou a situação política, garantindo que os trabalhos no Legislativo de Juruaia acontecem de forma positiva. Entende que é preciso cobrar os líderes no âmbito estadual e federal.

QUEIMA DO ALHO II

O vereador Ediney Alves Madeira (PP) voltou a comentar o projeto aprovado. Revelou que enfrentou situação com um cidadão, que depois foi superado de forma amigável. O cidadão contou ter ouvido, dentro da prefeitura, que ele (Ediney) teria sido contrário ao repasse de recurso para a Associação da Queima do Alho. Na verdade, somente exerceu o seu direito de legislar e pediu informações a respeito da prestação de contas do evento. Até mesmo pela obrigação que tem em dar uma satisfação ao povo. Com o projeto aprovado, acredita que problemas futuros serão evitados.

Ediney informou que no dia 11/05 foi pago R$ 190 mil de recursos viabilizados pelo deputado Luís Tibé. Assim, agradeceu o parlamentar em empenho em favor da área de saúde do município.

PRESIDENTE

O presidente Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PSD) comentou a indicação de sua autoria, pedindo agilidade na execução do serviço. Agradeceu Ailton Mendonça pela colocação de sinalização em redutor de velocidade no bairro Barra Mansa, atendendo seu pedido feito na última reunião.

28 ANOS DA FOLHA

Direção e equipe deste jornal mereceram votos de parabenização pelas comemorações dos 28 anos de circulação, prestando serviços em toda a região. As manifestações partiram dos vereadores Rubinho da Macena, Toniel Alves da Trindade, Ediney Madeira e presidente Edson Ponte Preta.