Legislativo de Nova Resende em destaque

Publicado em 04/03/2018 - legislativo - Da Redação

Legislativo de Nova Resende em destaque

Confira os principais assuntos debatidos pelos vereadores de Nova Resende nas duas primeiras reuniões ordinárias do ano de 2018.

INDICAÇÕES E ABERTURA DE CRÉDITOS

Na sessão ordinária do dia 19 de fevereiro, o vereador Lucimar Madeira (PSC) apresentou indicações ao Executivo dispondo sobre a necessidade de reparo e cascalhamento nas estradas rurais do bairro Divisa, uma vez que as mesmas estão em péssimas condições de tráfego. A melhoria é necessária, principalmente devido o início das aulas, havendo dificuldade para o tráfego de veículos escolares. Também solicitou a readequação no quadro das professoras e monitoras da Escola Municipal Lolo Madeira. Lucimar ainda reivindicou a execução do serviço de manilhamento do Córrego São João, especificamente no cruzamento da rua Sete de Setembro margeando com o campo São Lourenço. 

Em seguida, o presidente José Rovilson de Oliveira (PSB – “Zezé Cruz”) passou para o Grande Expediente abrindo espaço para comentários dos vereadores sobre assunto de interesse público.

O vereador João Lourenço da Silva (PT) externou votos de agradecimentos ao povo de Nova Resende e aos colegas vereadores pelo apoio solidário em momento difícil que passou em sua vida nos dias de tratamento de sua esposa Imaculada. Momento muito doloroso, sendo que Deus a escolheu para a morada celestial. João Lourenço também solicitou o envio de ofício de agradecimento ao Hospital Santa Rita e Hospital Regional do Câncer de Passos pela acolhida no momento mais difícil de sua vida. O vereador ainda solicitou que a Secretaria de Obras tome providências em cortar uma coroa de cristo que está localizada no Passeio da Rua Gustavo Mauricio Dias com o cruzamento com a Rua Sebastião Ruela da Silva, sendo inúmeras solicitações dos moradores e de pedestres que trafegam todos os dias naquele local. 

O vereador Lucimar Madeira (PSC) comentou sobre suas indicações ao prefeito para que o mesmo tome providencias na realização de reparo e cascalhamento nas estradas do bairro Divisa o qual já mais de ano que está esperando que seja feito os serviços nas estradas e até o momento não foram feitos. Relatou que os moradores estão planejando em fazer um mutirão ou procurar o promotoria para que sejam tomadas as devidas providências. Onde é concedido tanto o cascalho como o Saibro para colocar nas estradas, sendo que estão intransitáveis, visto que são estradas que trafegam todos os dias veículos escolares. Também comentou as outras indicações de sua autoria. Lucimar também considerou que, dando uma olhada na mídia, todos os prefeitos da região estão cobrando o Governo de Minas para que seja repassado aos municípios o dinheiro de ICMS e outros que são direitos, sendo que o mesmo não repassou. Entende que o prefeito Celson também deve cobrar a liberação deste repasse e não pode ficar quieto só porque é do lado partidário do Governo.

O vereador Alex de Godoi Saborito (PP) solicitou o envio de ofício ao deputado federal Renato Andrade em agradecimento pelo recurso destinado a Nova Resende para a aquisição de uma ambulância. Relato que esteve participando de uma reunião na AMEG, na cidade de Passos a convite do deputado Renato Andrade, quando também estava presente o Ministro Saúde Ricardo Barros e várias lideranças políticas da região.

Na sequência, o presidente José Rovilson de Oliveira (PSB - “Zezé Cruz”) passou para a Ordem do Dia e solicitou a leitura do projeto de Lei 004/2018 autorizando o Executivo a abrir crédito suplementar no orçamento vigente. Colocado em discussão, o vereador Lucimar argumentou ser favorável ao projeto, mas defendeu que seja investido nas outras escolas municipais rurais que também precisam serem valorizadas, como a Escola Municipal Lolo Madeira.  Colocado em votação, o projeto foi aprovado, recendo 07 votos favoráveis e 01 contrário, sendo este do vereador José Pedro da Silva. Em seguida, o presidente Zezé Cruz solicitou a leitura do  projeto de Lei 005/2017 autorizando o Executivo a abrir crédito no orçamento vigente. Colocado em discussão, o vereador Lucimar argumentou que a Betoneira é prioritária, mas que tem que fazer uma reavaliação no sentido das sinalizações das vias públicas da cidade como quebra-molas, placas e outras que devem tomar providências para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade. Colocado em votação, o projeto foi aprovado, tendo recebido 07 votos favoráveis e 01 contrário do vereador José Pedro da Silva.  

RAIO X E HOMENAGENS

Na sessão ordinária do dia 26 de fevereiro, o vereador Alex de Godoi Saborito (PP) apresentou indicação do Executivo solicitou a pintura dos redutores de velocidade das vias públicas em geral, em especial o redutor localizado na Rua dos Saboritos. Com isso, visando a presença de novos acidentes, uma vez já terem ocorrido vários. O vereador Alex Saborito também encaminhou ofício ao deputado estadual Cássio Soares solicitando empenho no sentido de viabilização de recurso estadual para aplicação e recuperação asfáltica de vias públicas no bairro Nova Esplanada, em Nova Resende. Através de ofício do deputado federal Renato Andrade, o vereador Alex Saborito solicitou empenho o sentido de viabilização de indicação de repasse de verbas e/ou algum outro procedimento para que seja alocada a aquisição de um veículo a ser empregado no CAPS – Centro de Atendimento Psicosocial. Na ocasião, também agradeceu o deputado pelo acompanhamento junto ao Ministro da Saúde, sendo os votos também estendidos ao prefeito de Passos (Renatinho Ourives) e à presidente da Câmara de Passos (Sra. Izabela).

Durante o Grande Expediente, o vereador Lucimar Madeira (PSC) lembrou que no mês de novembro de 2017 apresentou requerimento ao presidente da Câmara solicitando a realização de audiência pública para debater a água da Copasa. Porém, não recebeu resposta até o momento. Ele defendeu a realização da audiência, chamando a participação da comunidade e diretores da Copasa, além do Executivo e deputados. Com isso, debatendo possíveis melhorias no abastecimento de água na cidade. Argumentou ser de conhecimento público a necessidade de mais investimento nesta área. Assim, novamente pediu análise do presidente da Câmara para a realização da audiência pública. Em seguida, Lucimar Madeira agradeceu o deputado federal Carlos Melles que atendeu seu pedido e do colega vereador José Pedro e está destinando R$ 250 mil para Nova Resende visando a compra de uma aparelho de Raio X para o Hospital Santa Rita. Lucimar lembra que, antes de fazer o pedido, tomou conhecimento da necessidade quando visitou o hospital e conversou com o diretor Marcos. “Em nome da população, agradeço o deputado Carlos Melles”, disse.

Na sequência, foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei 006/2018 autorizando a denominação de duas sedes dos PSF (Programa Saúde da Família), sendo uma localizada à Av. Gabriel Ferreira Cardoso denominada “PSF Central Osório Bueno Marques” e outra localizada no bairro Serra II na zona rural denominada “PSF André Luiz Barbosa”. O vereador Lucimar Madeira manifestou satisfação com as homenagens prestadas. O vereador Robertinho da Serra também manifestou satisfação, sendo que o homenageado André Luiz Barbosa (muito conhecido por “André Madeira”) é seu avô. O vereador João Lourenço também dirigiu elogios aos homenageados.

Também foi aprovado por unanimidade, o projeto de Lei 007/2018 alterando a Lei 1.845/2016, projeto de loteamento particular urbano, em anexo ao Loteamento Alto do Pinheiro I, de propriedade da empresa MZB HD Participações e Negócios Ltda., com a denominação de Alto do Pinheiro II.