Cascalheira em Muzambinho continua gerando impasse em Juruaia

Publicado em 11/03/2018 - legislativo - Da Redação

Cascalheira em Muzambinho continua gerando impasse em Juruaia

A reunião do Legislativo de Juruaia, no dia 05 de março, foi bastante movimentada. Muitos temas foram abordados, com destaque principal para o impasse envolvendo o cascalho e os municípios de Juruaia e Muzambinho.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO

O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) solicitou que o setor competente reverta a sinalização que foi alterada na Rua Aldérico Pinto de Aguiar, cruzamento com a Rua José Senedese, próximo ao Mercado Poeirão. Justificou que o fluxo na Rua Aldérico Pinto de Aguiar é maior do que na Rua José Senedese que está com a preferencial.

O vereador Ediney Alves Madeira (PP) solicitou o patrolamento e encascalhamento da estrada que liga o bairro Grama à Serra do Forno.

O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) solicitou: 1) que sejam feitos os devidos reparos no Posto de Saúde do bairro Gomes. Também que seja feita a instalação de um portão na entrada do referido posto de saúde; 2) que seja executada a operação tapa-buracos no loteamento Matias Bueno e também na Rua Sebastião Bueno de Rezende; 3) serviço de patrolamento e encascalhamento na estrada do bairro Laranjeiras, próximo às propriedades dos Srs. Rildo e Cleber; na estrada do bairro Gomes, próximo à propriedade do Sr. Tom e na estrada do bairro Cachoeira (Manoel Gonçalves), próximo ao Sr. Toninho do Jucá.

O vereador Paulo Pereira Alves (“Paulo do Roque” - PP) solicitou o patrolamento e encascalhamento na estrada do bairro Grama, próximo à propriedade do Sr. José, filho do João Varisto. Também na estrada do bairro Mirante, ligando a fazenda do Sr. Moisés. E ainda que seja feito um estudo de viabilidade para conceder auxílio transporte para os servidores municipais que não residem dentro do município de Juruaia.

MULHER TRABALHADORA

Foi aprovado por unanimidade, em turno único, projeto de Decreto Legislativo dispondo sobre a concessão de homenagem à Mulher Trabalhadora em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da comunidade juruaiense. A solenidade aconteceu na quinta-feira, 08 de março, merecendo amplo destaque na próxima edição deste jornal. Foram homenageadas: Bruna Cristina Bueno da Silva, Geralda Alves da Silva, Maria Aparecida de Castro Segreti, Maria de Lourdes Guimarães, Maria Regina Marques, Maria Tereza Cardoso Melo, Regina Souza Santos Camargo, Silvana Prado Silva e Sueli Alves Piza Bueno.

CONTAS APROVADAS

Também foi aprovado por unanimidade, em votação nominal e em turno único, projeto de Decreto Legislativo aprovando as contas da Prefeitura Municipal de Juruaia relativas ao exercício financeiro de 2016, tendo como prefeito Álvaro Mariano Júnior. 

O vereador Ediney Madeira defendeu como fundamental a necessidade de um parecer técnico do Controlador Interno, seja favorável ou contrário. Até mesmo para rebater boatos infundados. Assim, sugeriu que os próximos projetos sejam acompanhados de referido parecer técnico.

SERÁ O MELHOR DE TODOS

O vereador Ednaldo Alves Madeira (“Nardo do João Madeira” - DEM) agradeceu o prefeito, vice-prefeito, Secretário de Obras e fiscais pelos serviços prestados na zona rural. Revelou que já informou o Executivo sobre o muro e portão do posto de saúde do bairro Gomes, sendo que em breve a obra será concluída. Relatou o trabalho nas estradas rurais, inclusive no bairro Gomes. Pediu paciência aos moradores da zona rural diante das dificuldades no período de chuvas. Destacou a área de saúde no bairro Gomes, com unidade do PSF, enfermeira e médico. “O prefeito Claudeci está dando o seu máximo e será o melhor de todos, mas sempre terá alguém que vai jogar pedra”, disse.

DEPUTADO ULYSSES GOMES

O vereador Rubens Donizete do Nascimento (“Rubinho da Macena” - PSB) concordou com o colega Nardo. Segundo ele, o prefeito tem muitos pontos fracos e também positivos. Em seguida, parabenizou o Secretário Gil (esportes) pela evolução e sucesso do Campeonato de Veteranos, bem como todas as equipes participantes, em especial as equipes finalistas Grama e Babilônia, sendo a Grama foi a campeã. Agradeceu o deputado estadual Ulysses Gomes que esteve no município no último final de semana, quando anunciou a conquista de uma ambulância para Juruaia. Agradeceu o Secretário de Obras que atendeu várias demandas de sua autoria, não observando lado político.

APOIO AO PRODUTOR RURAL

O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) informou o colega Tal que o serviço no bairro Laranjeiras já foi executado naquele dia (05/03). Em seguida, comentou que todos os veículos da área de saúde do municípios estão segurados, gerando grande segurança para a administração e município. Destacou que a promessa do prefeito em melhorar a vida do homem do campo está sendo cumprida com a contratação de 01 veterinário e 01 técnico em agropecuária para promover palestras e incentivo ao pequeno agricultor. Este trabalho, mesmo no início, está conquistando grande adesão dos produtores. Um deles, inclusive, pretende investir na produção de leite e a prefeitura está oferecendo o apoio necessário. Falou da presença de uma médica no bairro Gomes, melhorando o atendimento aos moradores. Anunciou que foi liberado recurso de R$ 80 mil pelo deputado federal Renato Andrade para a aquisição de uma nova ambulância. Elogiou a realização do Campeonato de Futebol, com homenagem a Olímpio Marques, valorizando o trabalho do Secretário Gil.

VÁRIAS REIVINDICAÇÕES

O vereador Antônio Carlos Gonçalves Marques (“Tal” - PSDB) pediu a colocação de dois caminhões de cascalho na propriedade do Sr. Daniel, no bairro Barra Mansa. E o serviço de cascalho e patrolamento na estrada perto da propriedade do Sr. Reinaldo e Dona Neusa, no bairro Babilônia. Em seguida, Tal comentou as indicações de sua autoria. Terminou parabenizando as mulheres de Juruaia pelo Dia da Mulher em 08 de Março. Neste contexto, lembrou o empenho pela conquista de um creche, o que poderá ajudar muito as mulheres na sua luta diária.

SEM ACORDO COM MUZAMBINHO

O vereador Esmael Alves da Trindade (“Maé” - PSDB) contou que foi procurado por pais de alunos relatando que um ônibus escolar está transportando 75 pessoas. Para ele, uma situação inconcebível e proibida por lei. Assim, cobrou providências para a solução deste problema. Também foi procurado por moradores do Corobó (Nenem Reis) cobrando solução para o problema de energia elétrica. Como foi um compromisso de campanha, cobrou o seu cumprimento. Maé lembrou que nos últimos quatro anos o então vereador e hoje vice-prefeito muito cobrou a construção de um canil para solucionar o problema de cães soltos pela rua. Assim, revelou que um secretário da prefeitura recolheu cães e gatos na cidade, soltando no Centro de Eventos para promover sujeira e morrer de fome. Considerou o fato um verdadeiro absurdo, esperando que não mais aconteça. Sobre a aprovação de contas de 2016, o vereador afirmou que já esperava, pois trabalhou com o então prefeito Alvinho. Então, parabenizou o ex-prefeito Alvinho. Criticou as denúncias políticas feitas, num atitude de pessoas covardes, sem pensar no bem da população. No final, o vereador comentou declaração do prefeito de Muzambinho negando acordo na exploração do cascalho. Lembrou que questionou a validade do projeto no momento na votação e agora ficou comprovado o fato, num verdadeiro engano à população.

DÉFICIT GRANDE NA SAÚDE

O vereador Ediney Alves Madeira (PP) apresentou indicação ao Executivo pedindo providências a respeito de rede de esgoto no bairro Barra Mansa, atendendo os moradores Manoel José, Luiz do Prado e Marquinhos. Também comentou indicação que atende o bairro Grama, já citada no início da reunião. Pediu providências junto aos proprietários de lotes para que seja feita a limpeza dos mesmos na Rua Calimério Dias dos Reis. Ediney agradeceu o atendimento de reivindicação que beneficiou o morador João Bicicleteiro e pediu o atendimento do pedido do morador Lourenço Valentim. Sobre a área de saúde, o vereador discordou dos colegas, revelando que o setor tem um déficit muito grande. Sugeriu uma maior atenção nas especialidade médicas. Por fim, revelou que duas médicas pretendem sair do quadro de servidores do município. Assim, pediu uma atenção a respeito por parte do Secretário Municipal de Saúde.

DECISÃO ENTRE ASSESSORES

O vereador Toniel Alves da Trindade (PMDB) também comentou a respeito do impasse envolvendo a cascalheiras e os municípios de Juruaia e Muzambinho. Disse que foi chamado de mentiroso sobre o acordo negado pelo prefeito de Muzambinho. Em seguida, Toniel agradeceu o prefeito muzambinhense por ter cedido o cascalho para o município até o momento. E anunciou que foi interrompida a retirada de cascalho em Muzambinho. E revelou: “O que aconteceu lá em Muzambinho, eu não sei. Agora, uma coisa falo para vocês, que o assessor Marcos Almeida (Muzambinho) e o assessor Márcio Reis (Juruaia), sentaram, discutiram e chegaram a uma conclusão. Foi por este motivo que o prefeito de Juruaia enviou o projeto”.

AINDA O CASCALHO

O Secretário Municipal de Agricultura de Juruaia, Márcio, fez uso da tribuna da Câmara e prestou inúmeros esclarecimentos sobre a sua pasta, inclusive sobre o impasse envolvendo a cascalheira. Afirmou que a questão do cascalho é muito séria. Revelou que Juruaia tem uma área escriturada de 2,42 hectares (24.200 metros quadrados) de uma cascalheira no município de Muzambinho. Em gestão passada, a área foi comprada para a exploração do cascalho, mas que se encontra embargada pelo Ministério Público por falta de cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Foi providenciado um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que foi feito, mas não foi cumprido. O Promotor então solicitou que fosse feito um novo Plano Técnico de Recomposição Florestal (PTRF) da área, o que foi feito e encaminho ao MP. O documento, juntamente com o pedido de regularização da cascalheira, será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente para análise e possível liberação. Mas este trâmite demanda tempo. “Temos uma cascalheira, mas não podemos explorar”, disse. Márcio continuou sua ampla explanação, inclusive revelando que Juruaia conta com áreas de cascalho, sendo necessário todo trabalho de liberação.

BOM TRABALHO

O presidente Edson Joaquim Donizete da Silva (“Edson Ponte Preta” - PSD) convidou a população para a solenidade em homenagem à Mulher Trabalhadora no dia 08 de março. Em seguida, valorizou o trabalho dos vereadores, parabenizando a todos pela importante reunião. “Não estão aqui para fazer politicagem, mas para fazer o certo”, disse. Citou, como exemplo, a aprovação por unanimidade das contas do exercício de 2016. “Somos unidos por Juruaia”, falou.