SLOGAN DE CAMPANHA

Publicado em 27/06/2018 - ivan-pereira - Da Redação

SLOGAN DE CAMPANHA

           O slogan de campanha é um item fundamental em qualquer campanha eleitoral que realmente busque o sucesso. Durante o período eleitoral os candidatos têm a difícil tarefa de se diferenciar dos vários concorrentes. Um bom slogan pode ajudar o candidato nesta diferenciação, ele deve ser capaz de sintetizar a candidatura e a promessa do candidato (não as famosas promessas de campanha) em poucas palavras fortes.

            O exemplo mais emblemático de toda história recente do mundo livre é a campanha de Barack Obama, com o famoso “Yes, we can” (Sim, nós podemos). O slogan conseguiu traduzir de modo muito efetivo o desejo de transformação que a sociedade americana desejava após oito anos de Bush. O “change” (mudança) também acompanhava as principais peças publicitárias da campanha e reforçava a rejeição ao tradicionalismo político e o desejo de inovação, desejo pelo diferente, o que aqui no Brasil, vem se colocando como uma promessa e certamente irá se tornar mote de campanha de muitos pré-candidatos para o pleito de 2018.

            Antes de tudo, o slogan é peça chave no pacote do marketing e deve ser condizente com a estratégia da campanha. Por exemplo, se um candidato a deputado estadual segmenta a sua candidatura geograficamente e escolhe uma cidade como seu principal reduto eleitoral, evidentemente que o seu slogan deve fazer referência a esta estratégia e à cidade. Se for uma região, uma causa ou um segmento de eleitores, a mesma coisa.

            Além disso, o slogan serve para classificar rapidamente a identidade de um candidato.

             É necessário entender a cabeça do eleitor e o excesso de informações a que eles estão expostos. Uma campanha eleitoral envolve centenas de candidaturas, com milhares de propaganda, nos mais variados meios. E toda e qualquer peça publicitária de sua campanha deve ter o objetivo de identificar e gravar o candidato na cabeça do eleitor, fazendo prevalecer a sua mensagem.