ONG promove exposição de fotos com pacientes com câncer no Shopping Poços de Caldas

Publicado em 10/10/2018 - geral - Da Redação

ONG promove exposição de fotos com pacientes com câncer no Shopping Poços de Caldas

Na quarta-feira, 10 de outubro, às 18h, será realizada no Shopping Poços de Caldas a abertura da exposição “Nossos Retratos”, promovida pelo Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico, o GAAPO. As fotos retratam vinte e quatro mulheres e um homem que venceram o câncer ou que ainda lutam contra a doença.

“Fazer exposições como esta é uma forma de incentivar não só os pacientes com câncer, mas todas as pessoas sobre a valorização da vida e a necessidade de cuidar da saúde e se prevenir. O mês de outubro foi escolhido por causa do Outubro Rosa, período que marca a campanha contra o câncer de mama. Já é a terceira vez que levamos uma exposição ao shopping”, afirma Cláudia Rocha, fundadora e presidente do GAAPO.

Mãos para ajudar

Para a realização da exposição o GAAPO contou com a ajuda de voluntários. Os fotógrafos João Ricardo Risso, Jeniffer Bueno e Nany Abrãao assinam as fotos, feitas no Palace Hotel de Poços de Caldas.

Para os fotógrafos, a oportunidade de registrar emoção e verdade pelas lentes “foi lindo, amei a sensação de vê-las se sentindo bonitas e registrar a autoestima delas”, diz Nany.

“Se com essas fotos eu conseguir tocar alguém a olhar pelo outro já fico satisfeita”, afirma Jeniffer. É a mesma opinião de João Ricardo. “Que essa emoção que estou sentindo ao fotografar essas pessoas chegue a alma de cada um que conferir a exposição”, diz o fotógrafo.

Maquiagem para transformar

Os maquiadores Paulo Zani, Eduardo Zani, Fran Tarabolle, Lily Collins, Andreza Silva, Stela Yitino, Juju Pinta Pele e Aline Toledo assinaram a maquiagem das modelos e usaram técnicas destinadas a pacientes com câncer.

“É preciso ter muito cuidado com a pele. Como elas estão em tratamento, os produtos precisam ser hipoalergênicos, porque a sensibilidade da pele aumenta com a quimioterapia”, destaca Paulo. 

A transformação no visual promovida pela maquiagem encantou profissionais e pacientes. “Estou me sentindo linda de cílios postiços porque os meus caíram todos”, comemorou Luciane da Silva, que já vê o cabelo crescer um pouco após o fim do tratamento.

Textos para emocionar

Jornalistas e escritores de Poços de Caldas foram convidados a entrevistar e fazer os textos que acompanham as fotos da exposição. Uma honra para a jornalista Aline Fallaci. “Poder ter essa oportunidade de acessar uma história tão bonita, cheia de significado e superação e fazer com que outras pessoas tenham acesso a esse relato é muito valioso, único mesmo, fiquei muito honrada em trabalhar a essência do jornalista como contador de histórias”, afirma Aline Fallaci, uma das jornalistas convidadas a participar do projeto. 

O escritor e poeta Tadeu Rodrigues não conteve a emoção. “Fui às lágrimas ao ouvir uma história tão bonita, uma experiência de quase morte. Fiquei imaginando a vivência por trás dessas notícias: o ato de abrir o envelope do exame; o ato de contar pra filha sobre a doença. Foi uma experiência incrível”, finalizou o escritor.

A exposição

Com entrada gratuita, a exposição “Nossos Retratos”, com abertura oficial às 18h de quarta-feira, 10 de outubro, será composta pelas 25 fotos, acompanhadas dos textos, que serão dispostas pelos corredores do Shopping Poços de Caldas. Na abertura de quarta, terá apresentação do Coral da Vivace. 

“O Shopping Poços de Caldas realiza uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa e a exposição com o GAAPO é uma das iniciativas mais especiais e importantes, uma vez que mostra para os consumidores a luta pela vida enfrentada por estas pessoas. É emocionante e inspirador”, conta Rafael Medim, coordenador de Marketing do centro de compras.