Cemig apoia a XII Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica da Abradee

Publicado em 06/11/2018 - geral - Da Redação

Cemig apoia a XII Semana Nacional de Segurança com Energia elétrica da Abradee

Estar ciente sobre os perigos que a energia elétrica pode oferecer é de extrema importância para todos. Com o objetivo de informar a população sobre os cuidados necessários com a energia elétrica, a Cemig se une a outras 42 concessionárias que pertencem à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e participa da XII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, lançada hoje em São Paulo. 

A empresa, que já promove regularmente em todo o Estado ações de conscientização por meio de sua Campanha Externa de Prevenção de Acidentes – Cepap, irá participar também divulgando a campanha da Abradee em suas redes sociais. 

Durante o lançamento, foram apresentados os dados detalhados dos índices de acidentes entre a população envolvendo a rede elétrica no Brasil, no último ano. Com o slogan É ai que mora o perigo, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes: construção/ manutenção predial, ligações clandestinas, pipa, instalações de antena de TV e poda de árvore. 

De acordo com o levantamento da Associação, desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%.  

Para o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, Demetrio Venício Aguiar, a realização da Cepap é de grande relevância, pois intensifica a importância da segurança para os consumidores. “Trata-se de uma oportunidade constante de a Empresa estar mais próxima da população e demonstrar que o conforto proporcionado pela energia elétrica pode ser obtido com toda a segurança”, afirma. 

De acordo com levantamento da Cemig, as causas mais frequentes de acidentes no estado foram construção e manutenção predial, instalação de antenas de tv, soltura de papagaio ou pipas e ligações clandestinas. “Esses tipos de acidentes estão associados, na grande maioria dos casos, ao contato ou aproximação à rede da Cemig de ferramentas, equipamentos e materiais de grande porte, utilizados na construção civil, e o trabalho da Empresa está fortemente associado a orientações que previnam estes manuseios indevidos”, explica Demétrio Aguiar.

 Atuação permanente em Minas

A Cemig realiza permanentemente a Cepap. A campanha acontece ao longo do ano, quando são realizadas palestras educativas sobre os riscos da energia elétrica nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obra da construção civil. 

Além das palestras, a Empresa promove apresentações teatrais, jogos interativos e exibição de maquetes de instalações elétricas com simulação dos riscos de acidentes, além de distribuir milhares de materiais educativos, como folhetos e cartilhas com temas relacionados à segurança da população.

 

Dicas de prevenção de acidentes com a rede elétrica

Os cinco principais temas abordados durante a XII Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica são: construção/ manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV; e poda de árvore. Entre as principais dicas da campanha destacam-se:

 

Construção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos da rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.

Ligação clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina.

·Pipas: empinar papagaio perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-lo, caso fique preso. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.

 

·Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional qualificado.

 

·Poda de árvores: Nunca efetue podas de árvores que estejam próximas ou em contato com a rede elétrica. Nestes casos, é necessário entrar em contato com a Cemig e solicitar apoio. Além disso, nunca tente retirar os galhos do caminho que estejam em contato com fios partidos, pois estes podem estar energizados. A pessoa poderá tomar um choque se houver contato com o fio partido ou mesmo com o próprio galho da árvore. Avise a Cemig imediatamente em caso de árvore caída sobre a rede elétrica.


ascom