COLUNA MG (24 de Outubro)

Publicado em 24/10/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (24 de Outubro)

Uemg em Divinópolis sofre sem professores

            3.525 alunos podem não iniciar o próximo período letivo por falta de professores. Após três anos da absorção dos cursos de nível superior da antiga Fundação de Educação de Divinópolis (Funedi) pela Universidade Estadual de Minas Gerais, a integrante da Comissão de Docentes da Uemg Patrícia Santiago, denuncia a ameaça de um "apagão" por falta de concurso para docentes. Atualmente, 18 cursos são ministrados, em diferentes áreas do conhecimento, por 270 profissionais. Em 2014 houve a absorção dos antigos professores e a promessa de um concurso em até dois anos. O que não aconteceu. A vice-presidente de assistência estudantil do Diretório Acadêmico da Uemg, Amanda Freitas, explica que o problema se repete todos os anos e, agora, a proposta da reitoria é fazer um Processo Seletivo Simplificado. (Portal Agora - Divinópolis)

 

 

Medo da depressão depois da tragédia

            "Passarinho na gaiola" tem sido a expressão preferida dos moradores de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo para descrever sua nova vida em Mariana desde que esses vilarejos rurais foram destruídos pelo rompimento da barragem de Fundão, operada pela mineradora Samarco. Dois anos após a maior tragédia ambiental do país, a mudança dos atingidos para a zona urbana do município provocou casos de depressão e abuso de remédios, hostilidade por parte da população e incerteza sobre a possibilidade de retorno ao antigo modo de vida em novas vilas previstas para serem erguidas. (Jornal Panfletus - Mariana)

 

UAB abre vagas de especializações da UFJF

            As inscrições para a especialização em Tecnologias de Informação Digital e Comunicação no Ensino Básico na modalidade a distância, estão abertas e podem ser feitas até o dia 1º de novembro. Ao todo, são 250 vagas, distribuídas em cinco polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB); entre elas, 50 vagas para Sete Lagoas.   O curso de especialização em TICEB tem como finalidade o desenvolvimento de competências nos professores da Rede Pública de Ensino para o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) dentro da escola nas diversas séries do Ensino Fundamental e Médio. (Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Revisão do PPAG debatida em Itaobim

            "Não tenho esperança de ver, mas é preciso lutar para que meus netos vejam um dia". A afirmação, sobre a universalização do acesso à água para todos que quiserem tirar seu sustento da terra nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, é de Auxiliadora Alves Martins, a "Dôra", diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Murta (Jequitinhonha). Ela foi uma das participantes da segunda etapa da Discussão Participativa do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019 - Revisão para 2018, realizada na semana passada em Itaobim (Vale do Jequitinhonha). A audiência reuniu várias lideranças dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Técnicos do Poder Executivo fizeram o balanço  do que foi realizado do plano no atual exercício (2017) e o que vem sendo planejado, reforçando a dificuldades impostas pela crise financeira pela qual passa o Estado. (Tribuna do Mucuri - Teófilo Otoni)

 

Criado sutiã para mulheres com câncer

            Enfrentar uma doença como o câncer de mama é um desafio na vida de milhares de mulheres em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMC), ele é o tipo de câncer que mais mata mulheres entre 20 e 59 anos. De olho em ajudar quem passa pelo tratamento, uma empresa de lingerie de Juruaia, criou um sutiã especialmente desenvolvido a este público. A peça é diferente dos modelos cirúrgicos encontrados no mercado, pois além da espuma que ele tem no bojo, o sutiã tem um formato que tampa uma cavidade próxima à costela, onde costumam ficar marcas da cirurgia. (Correio do Sul - Varginha)

 

Bancos em Juiz de Fora descumprem leis

            Uma ação de fiscalização feita pela Comissão Especial do Cumpra-se, criada este ano pela Câmara, coloca as agências bancárias na berlinda no que tange à observância de legislações municipais que incidem sobre o serviço. A Tribuna teve acesso a relatório do colegiado parlamentar finalizado com base em visita feita a dois bancos na região Central da cidade no último dia 19 de setembro. Os vereadores avaliaram o cumprimento de cinco leis (ver quadro), mas apenas uma era respeitada nas unidades alvo de inspeção. O desrespeito mais polêmico diz respeito ao tempo máximo de atendimento. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Semana de Saúde Bucal oferece exames

            Começou nesta segunda-feira, 23, a I Semana de Saúde Bucal, cujo principal alerta é quanto à prevenção do câncer de boca. Em sua primeira edição, o evento está sendo promovido a partir de projeto de lei do vereador Alan Carlos. Serão realizadas atividades durante toda semana e até o já aconteceram palestras com temas relacionados no primeiro dia do evento. Cuidar da saúde bucal é necessário e muitas pessoas não dão importância ou não sabem o que é preciso fazer para garantir que tudo esteja bem. Inclusive, existem características que as pessoas podem observar, realizar um autoexame, assim como exame clinico, sobretudo quanto ao câncer bucal. Além das palestras da segunda-feira, durante toda a semana as equipes de Saúde Bucal do município estão realizando ações educativas e preventivas nas unidades, além de avaliação clínica e busca ativa para identificar lesões que podem virar câncer bucal. (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Palco Giratório se apresenta em MOC

            O Palco Giratório chega a Montes Claros no mês de novembro. No dia 3, sexta-feira, das 8h às 14h30, acontece a apresentação do Coletivo na Esquina, de Belo Horizonte, que realiza a oficina Acrobacia e acrobacia coletiva, no Sesc Montes Claros. Já no dia 4, o mesmo grupo apresenta, às 20h, na Praça da Catedral, o espetáculo circense Na Esquina, com classificação livre. A participação é gratuita. A oficina, cujas inscrições estão encerradas, é direcionada a artistas profissionais e em formação, nas áreas de circo, dança, teatro, e também a esportistas com práticas ligadas à acrobacia. (O Norte - Montes Claros)

ASCOM