COLUNA MG (22 de Outubro)

Publicado em 22/10/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (22 de Outubro)

Dívida com municípios chega a 9,4 bi

            A dívida do Governo  do Estado de Minas Gerais  com os municípios chega  à cifra R$ 9,4 bilhões, de  acordo com o último levantamento da Associação Mineira de Municípios  (AMM), realizado no dia  17 de outubro de 2018.  Mesmo com as várias  promessas, o Estado não  quitou os repasses atrasados e voltou a atrasar  o ICMS e o Fundeb semanal das prefeituras mineiras. Sobre a chamada  Lei de Securitização, que  garantiria o pagamento  de parte do Fundeb, não  há qualquer informação  a respeito. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

 

Encerramento de Guarda terá audiência

             O possível encerramento das atividades da Guarda Mirim em Poços de Caldas e a preocupação com o fim deste importante projeto levaram a Câmara Municipal a propor uma audiência pública sobre o assunto. Um requerimento assinado por todos os vereadores, foi aprovado recentemente e o debate está marcado para a próxima sexta-feira, 26. O Legislativo teve conhecimento da tramitação de uma ação judicial em que o Ministério Público do Trabalho requer a finalização do projeto da Guarda Mirim, mantido pelo Lions Clube de Poços, que nos últimos 47 anos beneficiou mais de 14 mil jovens. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

 

Arcos tem atendimento socioassistencial

            A nova sede, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social já está possibilitando o atendimento aos usuários com maior prestatividade e resolutividade nos serviços socioassistenciais. O acompanhamento das famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e os beneficiários do Programa Bolsa Família, agora dispõem de um local específico para atendimento e maior privacidade, contando inclusive com acessibilidade ao local. O objetivo da assistência social para além de suprir necessidades emergenciais, em casos de vulnerabilidade social é a promoção das famílias contempladas. (Correio Centro Oeste - Arcos)

 

Divinópolis colabora para Outubro Rosa

            A Prefeitura de Divinópolis promoveu, na manhã do último sábado, 20, um dia especial para serviços dentro da programação da campanha do Outubro Rosa. O evento na Praça do Santuário teve apresentação de artistas locais e a abertura da "Primeira Semana da Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional". No evento teve prestação de serviços da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do Complexo São João de Deus, Accom, da Faculdade Pitágoras e da UFSJ. A atração musical ficou por conta da cantora divinopolitana Priscila. As contadoras de histórias Tatiana Fonseca e Iris Fonseca também participaram. O Bloco Haja Amor encerrou o evento. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)

 

Empresas fazem Superminas Food Show

            Com o intuito de reunir empresários dos segmentos supermercadista, da panificação e alimentação do Pontal do Triângulo, foi promovido nos últimos dias, pelo Sinpama (Sindicato das Indústrias de Panificação e Alimentação) em parceria com o Sebrae Ituiutaba e o apoio da Fiemg Regional Pontal do Triângulo, missão empresarial para a 32ª Superminas Food Show, que aconteceu no Expominas em Belo Horizonte. O evento é considerado o segundo maior e mais completo do setor, que o torna ainda mais importante tanto para o varejo quanto para a indústria fornecedora desses segmentos. (Gazeta do Pontal - Ituiutaba)

 

Equipe participa de mostra de foguetes

            A Supernova Rocketry, equipe de foguetemodelismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá participar, nesta terça-feira, 23, da Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento integra a programação da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e acontecerá na cidade de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Voltada para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, a olimpíada tem caráter experimental, consistindo na construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, movidos com vinagre e bicarbonato de sódio, para alcançar valores predeterminados. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Cidade realiza Campeonato de Karatê

            Lagoa da Prata recebeu no último domingo, 21, a 4ª etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Interestilos 2018. O evento esportivo, que aconteceu no Poliesportivo Francelino Pereira, foi promovido pela Federação Mineira de Karatê Interestilos (FMKI) em parceria com a Academia Dragões, de Lagoa da Prata. Cerca de 200 atletas entre 4 e 72 anos de idade e de diversas cidades do estado competiram. (Jornal Cidade - Lagoa da Prata)

 

Araçuaí celebra Festa do Rosário

            Moradores, turistas e fieis se reuniram no último domingo, 21, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha-MG, para manter viva uma tradição de quase 150 anos. Mais que um evento religioso, a Festa do Rosário é a celebração de duas culturas que encontraram a harmonia por meio da música, da dança, das cores e da fé. A tradicional Festa comemora neste ano os 104 anos de reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como templo católico, agregando diversas atividades populares transformando o Alto do Rosário em um importante espaço de interação sociocultural. Em Araçuaí, a festa é uma das manifestações mais antigas da cidade e preserva a identidade negra do município. (Gazeta de Araçuaí)


ASCOM