COLUNA MG (14 de Setembro)

Publicado em 14/09/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (14 de Setembro)

Poços vai sediar encontro de Procons

            Poços de Caldas foi escolhida para sediar o 1º Encontro Interestadual de Procon Mineiros e Paulistas e também o 2º Encontro Técnico de Defesa do Consumidor, entre os dias 4 e 6 de outubro. Os eventos serão no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (rua Rio Grande do Sul, 374, Centro). Os encontros são voltados à legislação de proteção e defesa do consumidor e têm como público-alvo representantes dos Procons e estudantes de Direito. Os eventos terão presença do promotor de Justiça da Comarca de Belo Horizonte e coordenador do Centro de Apoio (CAO Ministério Público/Procon-MG), Amauri Artimos da Matta, do diretor adjunto de fiscalização da Fundação Procon/SP,  Osmário Climaco de Vasconcellos, do coordenador do Procon de Poços, Fábio Camargo de Souza, entre outros. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas) 

Governo deve R$ 4 milhões para Varginha

            A relação do governo municipal de Antônio Silva (PTB) e do governo estadual de Fernando Pimentel nunca foi amistosa, e agora caminha para um estágio ainda pior. O problema de inadimplência do Governo Estadual petista junto a compromisso assumidos perante a Prefeitura de Varginha já chega próximo de R$ 4 milhões de reais e compromete o andamento de serviços e obras na cidade. Apenas referente a UPA, o governo estadual deve cerca de um milhão de reais a Prefeitura de Varginha. (Gazeta de Varginha) 

Jovens suscitam reflexão por meio do grafite

            Um papelão, fita adesiva, estilete, spray de tinta preta e muita criatividade. Essas são as ferramentas usadas pelos alunos da Escola Estadual José Evangelista França, em Sete Lagoas, Érick Machado da Silva e Luiz Gustavo Machado de Araújo, de 17 e 18 anos respectivamente, ambos no 3º ano do Ensino Médio. A dupla é a responsável pelo estêncil - uma técnica de grafite ou pintura urbana utilizada para aplicar um desenho recortado em uma moldura sobre uma superfície com o uso de tinta - feito em uma mureta da lagoa do Cercadinho, no bairro Panorama. A arte, feita há cerca de três meses, chama a atenção de quem passa pelo local. (Sete Dias - Sete Lagoas) 

Doação de 54 terrenos foi irregular

            Uma comissão foi montada pela Prefeitura de Arcos na Câmara de Vereadores para discutir e esclarecer as medidas que serão tomadas para regularizar os documentos dos lotes e as doações de terrenos no Distrito Industrial. Os membros, que são funcionários do município, se reuniram em uma audiência pública na última semana. Segundo o secretário de Governo da Prefeitura, Otávio Miranda, entre os anos 2009 e 2016, foram feitas 323 doações de terrenos a empresários. Atualmente há 54 terrenos irregulares. Desses, dois já estão tramitando na Câmara para regularização. (Correio Centro Oeste - Arcos) 

UFU intensifica auditoria nas contas

            Em contratação desde janeiro de 2017 e após algumas mudanças nos trâmites internos da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, foi intensificada a auditoria nas contas da prefeitura de Araguari. A auditoria preventiva abordará os seguintes tópicos - compras: licitações, pagamentos, contratos e convênios; folha de pagamento; e auditoria de contas: contabilidade, tesouraria e orçamentos tanto da prefeitura de Araguari quanto da SAE - Superintendência de Água e Esgoto e Faec - Fundação Araguarina de Educação e Cultura. No que consiste à prefeitura, a auditoria analisará os procedimentos na área de Saúde, destacando os TFDs. A SAE e a Faec terão uma auditoria mais especifica envolvendo a legislação pertinente de cada autarquia. (Gazeta do Triângulo - Araguari) 

Campanha arrecada brinquedos para crianças

            Faltando um mês para o dia das crianças, o Grupo Patrulha da Alegria inicia a campanha de arrecadação de brinquedos para doar em alguns bairros carentes da cidade de Montes Claros. O grupo, que conta com vários voluntários em prol da mesma causa, já realiza a campanha há três anos. A fundadora e presidente do grupo, Cinthia Damasceno, ressalta que os além da arrecadação de brinquedos, o grupo irá promover um dia de lazer com várias brincadeiras nos bairros Monte Sião 1 e 2 e Vila Oliveira, levando alegria para os pequenos. (O Norte de Minas - Montes Claros) 

Fundação realiza reforma em bem tombado

            Começa ainda essa semana nova reforma do relógio e obelisco da praça Jorge Frange. O serviço no bem tombado está sendo realizado pela Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), e deve durar cerca de um mês. O projeto vem sendo cuidadosamente estudado e planejado desde o primeiro semestre de 2017, com pesquisas e projeto arquitetônico que visam a proteger o bem e preservar suas características originais. Segundo a historiadora da Fundação Cultural Maria Aparecida Manzan, a reforma é necessária não apenas para embelezamento, como também para segurança de pedestres. O relógio que se encontra sobre o obelisco, na praça Dr. Jorge Frange, foi doado pela colônia japonesa por ocasião do centenário da elevação de Uberaba à condição de cidade, em 1956. No intuito de guardar o relógio, a torre do obelisco foi erguida no governo Arthur de Melo Teixeira, harmonizada com o antigo edifício da estação rodoviária, que deu lugar à praça. (Jornal da Manhã - Uberaba)

ascom