COLUNA MG (11 de Junho)

Publicado em 11/06/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (11 de Junho)

Exposição causa polêmica na Câmara

            Um trabalho desenvolvido por alunos do 3º ano da Escola Estadual Manoel Corrêa Filho e exposto na Câmara de Divinópolis causou alvoroço entre os vereadores. A exposição de fotos traz a releitura de obras de vários artistas e foi proposta e acompanhada por uma professora de português da escola, porém quatro fotos em especial incomodaram alguns os vereadores. Os alunos tinham de fazer a releitura dos trabalhos e trazer um elemento da contemporaneidade. Janete Aparecida disse, em seu pronunciamento, que se sentiu ofendida como cristã por causa da releitura da Senta Ceia, do artista barroco italiano?Caravaggio.  Na releitura da obra do artista, os alunos utilizaram uma garrafa de whisky e um celular como elemento contemporâneo. Uma vereadora considerou a foto uma afronta à fé cristã e solicitou que fossem tomadas providências em relação à exposição.  (Jornal Agora - Divinópolis)

 

Vacinação não atinge a meta em Uberaba

            A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira e o índice entre as crianças ainda continua baixo. A campanha já foi prorrogada uma vez e, provavelmente, não deverá ser estendida de novo. De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, até o momento, 74,29% do público-alvo foram imunizados. O índice acompanha os números nacionais. Até agora, apenas 59,45% das crianças receberam a dose contra o vírus Influenza. Por isso, o Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, vai intensificar a vacinação contra o vírus da gripe em quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis). (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

 

Caratinga resgata a 'Fogueira de São João'

            No dia 23 de junho, às 19h, acontece no Instituto Hélio Amaral (IHA) mais uma edição da 'Fogueira de São João'. O evento tem por objetivo resgatar a tradição da festa junina, com muita dança e comidas típicas. As duas fogueiras que irão aquecer os participantes, já estão montadas no local. Helio Amaral conta uma lenda: "Nossa Senhora e Isabel (mãe de São João Batista) estavam grávidas. Isabel falou para Nossa Senhora: 'Prima, presta atenção. Quando o meu filho nascer vou acender uma fogueira no alto dos morros para te avisar. Você vê a fogueira acesa e vem'. Assim teria nascido esta tradição". (Diário de Caratinga)

 

Ruralão retornou com atividades

            O Campeonato Ruralão, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esportes, voltou com a sequência normal de jogos envolvendo as 23 equipes de Araxá e região, divididas nas chaves A, B e C. Paralisado por conta do desabastecimento de combustível, o campeonato retornou com bola rolando para a realização da 2ª rodada da 1ª fase nos dias 9 e 10 de junho, sábado e domingo, respectivamente. O secretário de Esportes, Adolfo Maurício da Silva, espera que o Campeonato Ruralão, com início no último dia 20 de maio, continue atraindo o público aos campos da zona rural. (Diário de Araxá)

 

Cine Meraki apresenta cinema na praça

            No sábado, 9, a "Casa do Teatro" e "Instituto Meraki" convidou toda população de Conselheiro Lafaiete e cidades vizinhas  para apresentação do "Cine Meraki", um projeto itinerante que acontece nas praças para divulgação da sétima arte. Na estreia, a população assistiu a comédia nacional "Deus é Brasileiro". "Percebemos cada vez mais o afastamento de jovens do acesso ao filme e histórias culturais, devido à falta de disponibilidade de cinema gratuito no município. Aspectos como a falta de incentivo e acesso restrito da família, ocasionam pouco interesse para as questões culturais e convívio social", disseram  Reinaldo Meireles e Marluce Albino, produtores do Instituto Sociocultural Merak, (Estado Atual - Conselheiro Lafaiete)

 

Projeto Pérolas Negras comemora 5 anos

            Com o tema "Alegria Oceânica", o evento de 5 anos do projeto Pérolas Negras chega à Viçosa do dia 11 à 16 de Junho. Atividades como oficinas, sorteio de brindes, debates e um baile de gala estão presentes na programação. O evento é de grande importância para um movimento social que vive bravamente desde 2013, visto que o Pérolas Negras, que teve seu início na comunidade Carlos Dias (Rebenta Rabicho), tem como foco o empoderamento identitário como avanço na produtividade socioemocional e educacional das meninas e mulheres em diversos lugares do Brasil, como Juiz de Fora, Salvador e Rio de Janeiro. (Folha da Mata - Viçosa)

 

Grupo Unis participa da Campanha

            Em parceria com diversas instituições de Varginha, a Campanha do Agasalho de 2018 arrecada mantimentos para a população em situação de rua atendida pelo Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O Grupo Unis, através do Núcleo de Responsabilidade Social, está fazendo parte dessa ação com pontos de arrecadação no Stand By do Campus I, Campus II e Cidade Universitária. As doações vão desde agasalhos, cobertores e toalhas até sapatos e produtos de higiene pessoal como escova de dente, aparelho de barbear, entre outros. As doações podem ser entregues até o dia 25 de junho. (Correio do Sul - Varginha)

 

Abertas inscrições para Semana do Yoga

            O guia holístico Livre Ser prepara uma comemoração para festejar o Dia Internacional do Yoga, celebrado dia 21 de Junho, Uberlândia, Araguari e Uberaba receberão de 17 a 24 deste mês uma série de atividades gratuitas, como aulas práticas, palestras, feira, oficinas, workshop, jantar vegetariano, noite de mantras, performances artísticas, dança indiana, entre outras. A expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas participem das atividades, mais do que o dobro de pessoas que participaram da 1ª edição do evento no ano passado. As inscrições são feitas até dia 17 de junho pelo site www.guialivreser.com.br (Diário de Uberlândia)


ascom