COLUNA MG (10 de Outubro)

Publicado em 10/10/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (10 de Outubro)

COLUNA MG / Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

MP faz operação contra fraude no IPTU 

O Ministério Público de Minas Gerais realizou uma operação contra supostas fraudes no IPTU em Sete Lagoas. Empresários e empresas do município são alvos de um inquérito aberto em 2016 para apurar alterações nos valores do imposto cobrado em 2013, 2014 e 2015. Com apoio da Polícia Militar, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 47 locais. Durante a ação, pelo menos duas pessoas foram conduzidas pelos militares por porte ilegal de armam, documentos e computadores da prefeitura foram apreendidos. (Boca do Povo - Sete Lagoas)

Representatividade parlamentar de JF cai

Após as eleições do último domingo, sete políticos de Juiz de Fora estão na lista dos deputados eleitos para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Apesar do sucesso de alguns nomes, numericamente a representação parlamentar da cidade cai em relação ao total de leitos em 2014: oito. Quatro nomes não conseguiram a reeleição e não renovaram seus mandatos para o ano que vem: o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e os deputados estaduais Antônio Jorge (PPS), Isauro Calais (MDB) e Márcio Santiago (PR), que desistiu da disputa para apoiar sua esposa Lêda Santiago (PR), que também não teve sucesso nas urnas. (Tribuna de Minas)

 Rede de apoio reduz focos de incêndio

O inverno seco e quente, aliado à baixa umidade relativa do ar na região, costumam dar muito trabalho à equipe do 7º Batalhão de Bombeiros, sediado em Montes Claros. Tais condições no período de estiagem fazem pipocar ocorrências de queimadas e incêndios florestais. Neste ano, felizmente, os números são animadores. Graças ao treinamento de policiais militares, parcerias com Ibama e Organizações Não Governamentais - como o Instituto Grande Sertão (IGS) e a Organização Vida Verde, que disponibilizaram equipamentos -, foram registradas até o momento 98 ocorrências, contra 246 do mesmo período do ano anterior. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 Decisão suspende venda de amendoim

Procon Estadual, órgão ligado ao Ministério Público de Minas Gerais, determinou a suspensão do fornecimento, a apreensão e retirada do mercado do amendoim da marca Manzi, em toda a comarca de Uberaba. A medida foi tomada após constatação de alto teor de aflatoxinas, substância tóxica cancerígena, fora dos limites legais. Com a decisão administrativa cautelar, proferida pela promotora Monique Mosca Gonçalves, além de Uberaba, a venda do produto está proibida nos municípios de Água Comprida, Campo Florido, Delta e Veríssimo. A medida vai perdurar até que o fornecedor promova a devida adequação do produto, em respeito às normas regulamentares de fabricação prescritas. (Jornal da Manhã - Uberaba)

Preço de hortigranjeiros se recupera 

O grupo dos hortigranjeiros, que inclui hortaliças, frutas e ovos, apresentou alta de 6% no preço médio entre setembro e agosto, segundo dados do entreposto de Contagem da CeasaMinas. O aumento, entretanto, pode ser visto como uma recuperação de preços, uma vez que vários produtos encontravam-se com valores muito baixos nos últimos meses. Em Divinópolis, a alta também foi sentida, mas já era esperada pelos comerciantes. Para as redes de supermercados, que têm um mix muito grande de produtos e diversos fornecedores, fica mais fácil controlar os aumentos. (Jornal Agora - Divinópolis)

Evento educacional emociona pais e convidados

Estudantes de Contagem, Betim e Belo Horizonte foram homenageados durante a Expo Kumon 2018, evento realizado no último sábado, 6. As premiações foram em reconhecimento ao esforço dos estudantes. Alunos que foram destaques receberam medalhas e placas de certificação das mãos dos diretores e coordenadores do Kumon. Os estudantes concluintes, adiantados e persistentes foram homenageados. A Expo Kumon também já homenageou os alunos que possuem necessidades especiais, são os intitulados alunos persistentes. (Diário de Contagem)

Escritora araxaense lança livro infantil

Uma obra que faz uma narrativa sobre a rápida evolução tecnológica. Esse é o tema do segundo livro da escritora araxaense, Idelma Borges Costa. "O Mundo não gira, capota!" é voltado para o público infantil, trazendo uma mensagem de união e amizade. Idelma ressalta que a evolução tecnológica nos trouxe comodidades e algumas dificuldades. O lançamento do livro "O mudo não gira, capota!", com capa do design gráfico Gutto Paixão, fará parte das atividades da Semana da Criança. (Diário de Araxá)

Varginha recebe exposição de orquídeas

Durante esta semana, o Orquidário Lumani promove uma exposição de orquídeas no foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Capitólio. Estão sendo vendidas dezenas de plantas, algumas delas raras como as originárias do México e da Tailândia. Os interessados poderão comprar exemplares a partir de R$ 15,00. O expositor Hélcio Félix explicou que todas as orquídeas expostas no foyer são cultivadas em Varginha. (Gazeta de Varginha)