COLUNA MG (08 de Junho)

Publicado em 08/06/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (08 de Junho)

Presídio garante abastecimento de creche

            Há cerca de um mês, o diretor-geral do Presídio de Leopoldina, Valdiney Nunes, deu vida a um sonho antigo: criar uma horta produtiva em um terreno abandonado localizado nos fundos da unidade prisional. As tratativas para concretizar sua ideia foram difíceis e, somente em fevereiro desse ano, tudo começou a dar certo. De lá para cá, o terreno cedido pela prefeitura começou a ser preparado e, em abril, recebeu suas primeiras mudas e sementes. A primeira colheita foi feita no final de maio. Duas instituições da cidade, localizada na Zona da Mata, receberam a doação de mais de 140 pés de alfaces: o Asilo Santo Antônio e a Creche Anita Borela. (Jornal Leopoldinense)

 

Alunos confeccionam maquetes

            Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, a Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, de Ituiutaba, realizou a apresentação de várias maquetes confeccionadas pelos alunos do terceiro ano matutino da escola. Os trabalhos tiveram como tema principal o meio ambiente, e ficou a cargo de cada criança retratar em sua maquete, o que representa o meio ambiente nos dias atuais. Os alunos foram bem criativos e elaboraram trabalhos que despertam a consciência ambiental nas pessoas. A degradação ambiental foi um dos temas de maior cunho, as crianças conseguiram retratar o que o homem e as grandes indústrias têm contribuído para a degradação da natureza. (Gazeta do Pontal - Ituiutaba)

 

Alunos da rede municipal plantam mudas

            A Secretaria de Meio Ambiente de Arcos não para de demonstrar boas atitudes ambientais. Na última quinta-feira, 7, o secretário de Meio Ambiente, Robson Correia, juntamente com responsáveis pela pasta, convidou os alunos da rede municipal para promover um plantio de mudas nos Bairros São Pedro, Luxemburgo e São Lucas. Aproximadamente 60 mudas de ipê e cedro foram plantadas nas áreas verdes dos referidos bairros. Após a ação, os alunos também fizeram uma visita técnica na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que hoje é referência em estrutura no Brasil. (Correio Centro Oeste - Arcos)

 

Programa contribui para educação pública

            As ações prioritárias a serem desenvolvidas para aprimorar a qualidade do ensino da rede municipal foram apresentadas durante o segundo ciclo de capacitações do programa "Parceria Votorantim pela Educação - PVE", realizado entre Prefeitura de Muriaé e o Instituto Votorantim. Os eventos aconteceram na terça, quarta e quinta-feira (5, 6 e 7) e contaram com a presença de profissionais da educação, alunos das escolas municipais e lideranças locais. Muriaé é um dos 107 municípios contemplados com o programa, que está atendendo professores, estudantes e gestores escolares. (Gazeta de Muriaé)

 

Divinópolis celebra Festa de Santo Antônio

            A cidade de Divinópolis possui duas paróquias dedicadas a Santo Antônio, sendo o Santuário, no centro da cidade e também em Santo Antônio dos Campos (Ermida). As duas igrejas estão em preparação para a festa celebrada no dia 13 de junho. O Santuário para o centro da cidade de Divinópolis tem grande importância. É destaque e referência para o povo divinopolitano e para os visitantes do município. A frente da paróquia desde sua fundação está sob a Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis, que fazem presença na cidade desde 1924. (Portal Gazeta - Divinópolis)

 

Greve adia eventos do Campo das Vertentes

            Pela primeira vez, Prados não contará com o Encontro do Pradense Ausente na data que sempre ocorria. Tradição na cidade há 13 anos o evento sempre era realizado durante o feriado prolongado de Corpus Christi. O evento que até então estava agendo para este final de semana, foi adiado na última segunda-feira, 28 de maio, devido a paralisação dos caminhoneiros que atingiu todo o país. Aliado ao evento, estava agendado o Encontro de Tropeiros e o primeiro encontro de violeiros, que aconteceriam no Parque de Exposições da cidade. A previsão é que eles se realizem nos dias 13, 14 e 15 de julho. (Gazeta de São João Del Rei)

 

Barroso promove 5ª Feira do EmRede

            As associações barrosenses participantes do EmRede articulam dois projetos com foco no desenvolvimento do território: Conexão Barroso Empreendedora e Educa Vida. Os projetos fazem parte da iniciativa local da Fundação InterAmericana (IAF), Instituto Holcim, LafargeHolcim e RedeAmérica, com o objetivo de fomentar atividades que contribuam com o fortalecimento econômico e social de organizações comunitárias da cidade, buscando a valorização dos talentos locais nos mais variados segmentos. Todas as ações realizadas pelo EmRede culminam na realização de feiras itinerantes, que acontecem periodicamente  em pontos estratégicos do território. (Jornal Primeira Página - Barroso)

 

 

Associação Refazer realiza evento

            A Associação Refazer vai realizar um bingo beneficente, onde a renda será revertida as necessidades da entidade, que oferece sopão às terças e quintas, cestas básicas, equipamentos hospitalares e ensino de informática para alunos da rede pública entre outras atividades. O evento acontece dia 16 de junho, no Caic Imaculada Conceição, a partir das 19h30. A Refazer pede aos varginhenses a colaboração para manter este belo trabalho social de inclusão e resgate da cidadania. (Diário Correio do Sul - Varginha)

ASCOM